Edit Template

Festival “A Viola na Praça” acontece a 12 de Julho na Ribeira Quente

A Ribeira Quente recebe o Festival “A Viola na Praça”, a 12 de Julho, pelas 21h00, na Praça da Igreja, e que contará com o Duo Toadas e Convidados, Escola de Violas da Ribeira Quente e o Grupo Folclórico São Paulo.
Em 2023, a Associação de Juventude Viola da Terra organizou no Verão, no mesmo local, o concerto do Duo Toadas e Convidados, que contou com uma enchente e apoio por parte da população da freguesia e emigrantes que a visitam nesta altura do ano. Como resultado dessa iniciativa, oficializou-se a vontade de manter o evento, anualmente, sempre partindo das forças vivas da freguesia que promovem a Viola da Terra.
Por esse motivo, o cartaz de 2024 conta com a Escola de Violas da Ribeira Quente, responsável pela formação de dezenas de tocadores desde 1994, de viola da terra e violão, e com o Grupo Folclórico São Paulo, que retomou a sua actividade após alguns anos de suspensão, e que já começou a apresentar-se nas festas da Freguesia.
O Duo Toadas, constituído pelos irmão ribeiraquentenses César Carvalho e Rafael Carvalho, que despoletaram a criação desta dinâmica de festival na freguesia, serão presença assídua no mesmo, quer em duo quer com convidados que ajudarão a abrilhantar o evento.
O evento decorre na Praça da Igreja onde ainda marcará presença o Mercadinho Solidário Melika, com vista à angariação de fundos para a importante actividade que desenvolve junto de comunidades mais necessitadas, quer ao nível de construção de infra-estruturas quer ao nível da educação e material de ensino.
“A Viola na Praça” é uma produção da Associação de Juventude Viola da Terra e tem como parceiros o Governos dos Açores, a Câmara Municipal da Povoação, Junta de Freguesia da Ribeira Quente e Fundação Inatel, com apoio financeiro e logístico ao mesmo.
Este evento insere-se na “Temporada de Violas da Terra 2024”, que já contou com alguns eventos e sessões de sensibilização sobre a viola da terra em escolas, e tem uma programação diversificada até ao final do ano, com especial destaque para “XIV Festival Violas do Atlântico”, “Comemorações do Dia da Viola da Terra” e “Encontro de Escolas de Violas da Ilha de São Miguel”.

Edit Template
Notícias Recentes
Quase meio milhão de turistas em Maio
Amanhã há Marchas de São Pedro, Sábado as Cavalhadas e R. Grande já prepara a Feira Quinhentista
Realizadora americana vai rodar filme de ficção inteiramente na ilha de São Miguel
Preço dos combustíveis sem alterações em Julho
Artur Lima promove diálogo com líderes políticosda Califórnia em benefício da cooperação com os Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores