Edit Template

Duarte Carreiro condecorado com a medalha de mérito das comunidades

Duarte Nuno Carreiro, que recentemente cessou as funções de diretor de Operações da SATA nos EUA, com uma vida dedicada àquela transportadora área açoriana, foi condecorado no passado dia 6 de junho no Consulado de Portugal em New Bedford com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.
Este ato foi em continuidade da cerimónia do içar da bandeira com que abriram as celebrações do Dia de Portugal em New Bedord.
Duarte Carreiro nasceu na Ilha de São Miguel.
Desde muito novo dedicou-se a diversas atividades de caráter solidário e de empreendedorismo que, para além de tocar música em algumas bandas da sua ilha, ocupava os seus tempos livres, enquanto estudante.
Em 1978 ingressou na Sata Air Açores e desde logo participou em iniciativas inovadoras que ajudaram a desenvolver o transporte aéreo para fora dos Açores que, mais tarde, deram origem à criação da Azores Airlines.
Em 1988 veio para os Estados Unidos para desenvolver a atividade de voos charter do Grupo Sata (Azores Express) a partir do Aeroporto de Boston.
Depois de estabecida a operação de voos para os Açores e mais tarde também para Lisboa, regressa aos Açores para prestar serviço na sede da companhia. Embora mantendo sempre fortes ligações entre Portugal e os Estados Unidos, volta nos últimos anos a liderar o projeto da Sata Azores Airlines a partir de New Bedford e Fall River em Massachusetts e San Jose na Califórnia prestando um inestimável serviço a toda a companhia, a toda a comunidade portuguesa e americana em geral, que passou a viajar com mais frequência e a conhecer os Açores e Portugal no seu conjunto.
Duarte Carreiro foi presidente da assembleia geral da Casa dos Açores da Nova Inglaterra, presidente da Discovery Language Academy (Escola Portuguesa de New Bedford), “Deputy Sheriff” no Condado de Bristol.
Foi ainda presidente das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra em 2016 e 2017, que realçou ao levantar em pleno Kennedy Park o Pavilhão Açores inaugurado por Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores.
Reconhecido pela ASTA (American Society of Travel Agents), em junho de 2019 recebeu a medalha Portuguese Heritage em cerimónia realizada na State House em Boston.
Em 2019 foi homenageado pelo Governo de Cabo Verde.
E aqui ao pé da porta foi distinguido por Charlie Baker, antigo governador de Massachusetts.
Estudou Administração e Negócios na Umass Dartmouth, estudou empreendedorismo e frequentou ainda a Boston School of Modern Language.

por Augusto Pessoa, nos EUA

Exclusivo Portuguese Times/
Diário dos Açores

Edit Template
Notícias Recentes
Chega diz que “Pico é uma vítima do excesso de proibicionismo”
Lagoa terá Plano Municipal de Juventude
Bombeiros de Ponta Delgada irão transportar Coroa do Município na Grande Coroação
Água Retorta recebe XII Mostra Gastronómica no final de Julho
Povoação prepara-se para “Kids Festival” nos dias 20 e 21 de Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores