Já são conhecidos os vencedores dos prémios anuais promovidos pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) naquela que foi a sua edição mais participada de sempre, com 424 candidaturas e mais de 36 mil votos recebidos.
Os Açores, com as suas Rotas Açores, foram eleitos o Destino Revelação do ano.
Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos, é um site onde “pode finalmente descobrir e experimentar a Cultura tão singular deste Arquipélago Atlântico, sempre na perspetiva dos seus habitantes e da sua forçada adaptação a esta circunstância geográfica tão singular: afinal, a Natureza dos Açores é, antes de tudo, as Pessoas” (https://rotas.azores.gov.pt/). A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, sublinha que o prémio “Destino Revelação – Rotas Açores”, atribuído pela AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), “representa mais um importante reconhecimento pelo trabalho que o Governo Regional tem vindo a realizar neste importante sector económico”, distinguindo a Região.
Berta Cabral sublinha que o projeto Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos surgiu com o objectivo de responder a uma lacuna existente na oferta turística do Destino Açores e revela “a diversidade complementar da peculiar realidade cultural de cada uma das nove ilhas”.
“É um grande orgulho para todos nós, açorianos, receber mais esta distinção nacional, que explora a Rota da Baleação, a Rota dos Vulcões, a Rota dos Vinhos, e a Rota do Queijo, às quais se juntará, brevemente, a Rota do Turismo Industrial e a Rota de Expansão Marítima. Todas estas Rotas dão a conhecer os melhores recursos que temos em todo o nosso território insular”, afirma.
A governante recorda que a Secretaria Regional do Turismo está a estruturar a criação, em Angra do Heroísmo – Cidade Património Mundial, da Rota do Turismo Cultural e a Rota do Turismo Militar.