Edit Template

Assembleia Municipal Jovem da Lagoa recebe menção honrosa a nível nacional

A Assembleia Municipal Jovem da Lagoa – Açores recebeu uma menção honrosa, a nível nacional, dos Prémios ANAM 2024, na categoria de “Boas Práticas nas Assembleias Municipais”, tendo sido a única da Região a receber esta distinção, criada pela Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), e que se destina a reconhecer o trabalho das Assembleias Municipais existentes, na promoção das boas práticas no seu funcionamento e seu impacto local na relação com os munícipes.
A Assembleia Municipal Jovem é uma iniciativa da Assembleia Municipal da Lagoa desenvolvida em conjunto com a Câmara Municipal da Lagoa. Foi criada com o objectivo de incentivar o diálogo entre os jovens e os membros da mesma, na procura das melhores soluções para as necessidades, tendo em conta os recursos disponíveis. Da mesma forma, contribuir para a educação cívica, permitindo aos jovens integrar as suas preocupações pessoais com o bem comum, assim como desenvolver junto dos jovens atitudes, competências e práticas de participação no presente e para o futuro, a fim de compreenderem a complexidade dos problemas, contribuindo construtivamente para a sua resolução. Para além disso, pretende promover a cidadania activa junto dos jovens.
Desde a sua primeira edição, em 2022, a sua representatividade tem sido progressiva, sendo que começou por contar com 21 deputados jovens representantes dos 7º e 10º anos das escolas do concelho, e cerca de 40 pessoas, entre pais, professores coordenadores e representantes dos conselhos executivos. Na sua segunda edição, em 2023, já contou com jovens representantes dos 7º, 8º, 10º, 11º anos. Destes, foram eleitos dois deputados jovens que, na qualidade de porta-vozes, apresentaram à Assembleia Municipal o resumo das preocupações aludidas na última reunião e que incidiram em temáticas tão diversas como os direitos animais, saúde mental dos jovens, cidadania, empregabilidade, prática desportiva, segurança rodoviária, acessibilidades e falta de vagas em Atls.
A recepção do galardão atribuído pela ANAM, contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, Rodrigo de Oliveira, da Presidente da Câmara Municipal, Cristina Calisto e dos deputados jovens porta-vozes da Assembleia Municipal Jovem, Simone Ponte e Mateus Silva e testemunhado por todos os membros da Assembleia Municipal.
A próxima edição da Assembleia Municipal Jovem, prevista para Novembro, mês em que se assinala o dia do poder local, assegurará a representatividade plena do 3.º ciclo e secundário potenciando, assim, a participação de todos os jovens estudantes do concelho, desde os 12 aos 18 anos, num ano em que assinala o 50.º aniversário da instalação da democracia em Portugal.
De referir que os Prémios ANAM foram criados com o objectivo de reconhecer, no plano nacional iniciativas, estudos, artigos, trabalhos de investigação científica e jornalística e trabalhos de âmbito escolar relacionados com matérias que valorizem e dignifiquem as Assembleias Municipais e o seu papel na organização democrática dos municípios.

Edit Template
Notícias Recentes
Preço dos imóveis em S. Miguel sobe 29% num ano
“El Mundo” inclui Ponta Delgada na lista dos 10 destinos a visitar este Verão
Governo pede calma às populações após subida de nível de alerta na crise sísmica da Terceira
Noites de Verão voltam a animar P. Delgada
JPP acusa deputados de irem às festas em actividade parlamentar
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores