Edit Template

Chega sai em defesa dos lesados do Banif

O Chega/Açores entregou um requerimento na Assembleia Legislativa a questionar as “diligências” do Executivo regional junto do Governo da República para garantir que os lesados do Banif no arquipélago sejam ressarcidos.
“O requerimento dá conta que o Governo da República é da mesma cor política do Governo dos Açores, questionando se foram tomadas algumas diligências para tentar agilizar o processo de devolução dos 148 milhões de euros a açorianos que perderam as suas poupanças”, adianta o partido em nota de imprensa.
O Chega, que tem cinco deputados no Parlamento regional, alerta que os lesados daquele banco “não podem continuar a ser esquecidos” e que existem açorianos que perderam as “poupanças de uma vida”.
No requerimento, o partido pretende também “saber de que forma actuou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) quando soube da resolução do banco” e lembra que o Estado detinha uma participação de 88% no Banif.
“Este é um assunto que se arrasta desde 2015, quando houve a dissolução do banco, e até hoje os açorianos que investiram as suas poupanças, ainda não as conseguiram reaver. Isto é um assunto muito sério”, afirma o líder do Chega/Açores, José Pacheco, citado na nota de imprensa.
O Chega questiona ainda se o “Governo Regional tomou alguma posição no sentido de saber o andamento de todo o processo” relacionado com os lesados do Banif.
Já em 30 de Maio, o Chega/Açores criticou a ausência de respostas para os lesados do Banif e garantiu que vai continuar a “fazer pressão e a denunciar” a situação para que o problema não seja esquecido.
Há anos que estes lesados têm tido promessas políticas de verem o seu problema minorado, desde logo da parte do anterior Primeiro-ministro, António Costa, mas o processo tem-se arrastado.

Edit Template
Notícias Recentes
Assembleia Municipal aprova apoio de um milhão de euros para construção de nova residência universitária em Ponta Delgada
Programas de Verão na UAc arrancama 1 de Julho
Luiz Domanoski apresenta pinturana abertura da 12ª edição do Azores Fringe Festival que celebra Terry Costa
3ª edição do Prémio Municipal de Criação e Investigação dedicada à criação literária
Câmara Municipal de Ponta Delgada hasteia “bandeira arco-íris” nos Paços do Concelho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores