A FNAC, uma cadeia de lojas que vende produtos culturais e eletrónicos, vai instalar-se em Ponta Delgada com uma loja de 600 metros quadrados, à semelhança das lojas que possui no país – soube o nosso jornal.
A loja ficará instalada no Azores Retail Park, um complexo comercial com uma área de 42,8 mil metros quadrados, que já está a ser construído na zona da Grotinha, em São José, Ponta Delgada.
Mega Loja da Worten
também presente
O empreendimento está em consulta pública no site do Governo Regional dos Açores e pertence ao Retail Mind Group, um grupo empresarial que se expande pelo Brasil, Colômbia, Espanha e Portugal, e que já possui complexos comerciais em Silves, Monção, Espinho, Ponte de Lima, Cantanhede e Póvoa do Varzim.
O complexo comercial será ao ar livre, muito semelhante ao Freeport, em Alcochete.
Será em forma de U, terá dezenas de lojas e prevê criar cerca de 200 postos de trabalho.
O Diário dos Açores sabe, ainda, que uma outra empresa já confirmada será a Worten, que instalará uma mega loja no local.
Fnac: 26 anos no Colombo
A FNAC, que há muito era aspirada nesta ilha pelos consumidores de cultura e tecnologia, será, no entanto, uma das lojas âncoras deste complexo.
A primeira loja Fnac abriu em 28 de Fevereiro de 1998, no Centro Colombo, em Lisboa.
A Fnac (do francês Fédération nationale d’achats des cadres) é foi fundada por André Essel e Max Théret em 1954, é a maior empresa de sua categoria na França e uma das maiores cadeias do género no mundo, com mais de 15 milhões de clientes.
No mercado francês a Fnac tem uma quota de mercado de 23%, sendo líder no fornecimento de electrónica naquele país.
No ano passado a companhia facturou 7.418 milhões de euros e lucrou 74 milhões de euros.
De acordo com os sites das empresas, em Portugal a Fnac conta com 26 lojas.