Edit Template

Unidades hospitalares sem pagar aos bombeiros

A Direção da Federação de Bombeiros da Região Autónoma dos Açores reuniu-se em Ponta Delgada e Vila Franca do Campo, tendo analisado “o valor de dívidas dos fornecedores para com as Associações que atualmente ultrapassa as centenas de milhares de euros, o que está a estrangular financeiramente as instituições, que já de si têm a sua situação débil, fazendo com que hajam atrasos sucessivos nos investimentos urgentes e necessários para os Corpos de Bombeiros”.
Segundo o comunicado final, enviado ao nosso jornal, “do valor em dívida, mais de 60% resulta de atrasos de pagamentos das unidades hospitalares e fundo de coesão”.
Outro aspecto analisado na reunião “prende-se com o modelo de financiamento necessário a implementar na Região e que tem sido trabalhado ao longo dos últimos meses para implementação até ao final de 2024”.
Outra das preocupações analisadas pelos responsáveis da Direção da Federação, tem a haver com a massa salarial dos bombeiros na Região e as receitas necessárias para atualizar a mesma.
Em cima da mesa esteve também a análise à comunicação do SNBP/ANBP para uma eventual greve no setor.
“O apelo que a Federeção faz a todos os bombeiros é de bom senso para que se permita às Associações tempo para conseguir implementar todas as metodologias de financiamento e posteriormente encetar negociações com o setor para aumentos salariais. Uma greve no atual contexto será colocar as Associações numa situação ainda mais complicada em termos financeiros, tendo como consequência o incumprimento de contratos e as respetivas indeminizações que serão pagas na íntegra pelas Associações Humanitárias”, lê-se no comunicado.
“O setor necessita de todos e para isso é necessário previsibilidade e tranquilidade, nunca deixando de lutar por um setor melhor e com maior qualidade, foi o repto deixado pela Direção da Federação num encontro mantido com Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática que, tutela a Proteção Civil dos Açores bem como, o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, numa segunda reunião realizada pela Direção agora em Vila Franca do Campo. Neste encontro, a Federação transmitiu aos responsáveis do setor na Região, a necessidade urgente de regularização das verbas em atraso e ainda a rápida implementação dos documentos legislativos que valorizarão a carreira de bombeiro, nomeadamente o Estatuto do Bombeiro. Todos os alertas deixados foram registados para resolução nos próximos meses, por forma a garantir que todos os Corpos de Bombeiros tenham um futuro. por,29/06/2024”, conclui o comunicado.
Rui Melo: “Não alinhem com os que querem matar as Associações”

Sábado passado decorreu em Vila Franca uma homenagem aos bombeiros que combateram o incêndio no HDES.
Foram impostas as respectivas condecorações aos bombeiros e suas associações, tendo o Presidente da Associação de Bombeiros de Vila Franca feito um apelo a todos os bombeiros: “vocês são a razão da nossa existência, trabalhamos todos juntos para que tenham uma profissão digna, com ordenados justos e bem preparados para auxiliar as nossas populações. Não alinhem com aqueles que querem “matar” as Associações, que são o vosso ganha-pão”.
Dirigindo-se ao secretário Regional da tutela, Alonso Miguel, presente no evento, Rui Melo disse: “Contamos consigo para a implementação do novo modelo de Financiamento das Associações e para o Estatuto Social do Bombeiro ,há muitos anos em falta”.
Rui Melo dirigiu-se ainda a outras entidades presentes nos seguintes termos: “Ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e aos seus colaboradores, o reafirmar do nosso agradecimento pelo apoio e disponibilidade, com que recebe anualmente o nosso Plano de Atividades e por colocar toda a colaboração nos nossos eventos. A sua Câmara Municipal é a líder dos nossos parceiros, em disponibilizar apoios e em dar-nos muitos serviços que gerem receitas.
Ao Sr. Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, uma palavra de grande apreço. Com a sua presença, assídua nas Ilhas dos Açores, com sacrifício muitas vezes pessoal e da sua atividade Nacional, demonstra na prática, não em palavras, que é um homem de ação no terreno, junto das Associações e Corpos de Bombeiros, a apoiar e a dar a cara pelas nossas justas revindicações, mas também a nos dar o seu calor humano, quando a tristeza nos incomoda. A sua solidariedade permanente é a manifestação de um Presidente com grande coração e de caráter, que trata todos por igual, os Portugueses do Continente e das Ilhas, a nossa gratidão.
Ao Sr. Presidente do Serviço Regional da Proteção Civil dos Bombeiros dos Açores, manifestamos a nossa satisfação, porque põe ao serviço das Associações e Corpos de Bombeiros a sua disponibilidade e o seu saber, com lealdade.
Não estamos sempre de acordo, mas reina de parte a parte empenho na resolução dos grandes desafios que temos pela frente.
Queremos continuar a contar consigo.
Aos Senhores Deputados Europeus, que estão a iniciar funções, terminadas as eleições, o desafio é servir os Açores e os Açorianos, não se esquecem da importância imprescindível dos Bombeiros, na prevenção e na resposta aquando das calamidades que ocorrem nas Ilhas, que nos incomodam de tempos a tempos, e que nos últimos anos, estão a se tornar constantes. Penso não ser necessário descrevê-las, para avivar memórias, estes eventos climatéricos e sísmicos, traduzem sempre em mais apoios para prevenção, ação e assistência.
As inundações são o nosso atual flagelo, eis porque preferimos comparticipação comunitária para uma viatura para atuar nas inundações, do que uma para combater incêndios, que felizmente são poucos, no nosso Concelho. A obra da Ampliação e Renovação do nosso Quartel, será uma realidade, vamos solicitar ao Governo Regional, que é o dono da obra, para nos autorizar o concurso publico internacional ,na modalidade Concessão Execução, tendo por base o Estudo Prévio ,já realizado e analisado com os respetivos parceiros técnicos”.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores