Edit Template

Empresários de várias ilhas apreensivos: Armadores reforçam operação de transporte marítimo entre Lisboa e Açores

Empresários de várias ilhas estão apreensivos com os atrasos no transporte de mercadorias de Lisboa para os Açores e já manifestaram esta preocupação às entidades oficiais.
Segundo fonte empresarial, nos últimos tempos os operadores têm atrasado o transporte de mercadorias, algumas esperadas há algum tempo pelos empresários de ilhas onde vão decorrer neste Verão muitas festas e com muitos forasteiros na ilha.
Apesar desta apreensão, os três armadores que operam entre o Continente e os Açores estão a reforçar a sua operação, adquirindo e adaptando novos navios, com maior capacidade, segundo disse ao “Diário dos Açores” fonte ligada a este processo.
Primeiro foi o Grupo Sousa ao anunciar que adquiriu o navio Jaime S, que passa a operar na Madeira, libertando um outro navio que operava naquele arquipélago, o Rebecca S, com maior capacidade, para operar na linha dos Açores.
Com esta aquisição, o Grupo Sousa devolve à Transinsular o Insular, que nestes últimos dias esteve em Ponta Delgada, depois descarregou na Terceira e escalou a Horta, passando novamente em Ponta Delgada, de onde sairá hoje para Lisboa naquela que será a ultima viagem ao serviço do Grupo Sousa.
Por sua vez, a Transinsular, que tem em reparações em doca seca o Ilha da Madeira, fretou o Rumba, navio recente e com maior capacidade, que se estreará na linha Lisboa- Açores na próxima semana.
Com o aumento da oferta de capacidade de transporte por parte do Grupo Sousa e da Transinsular, é possível normalizar o transporte de mercadorias para os Açores, que nos últimos meses tem estado muito atrasado, motivando protestos dos empresários açorianos, nomeadamente das Câmaras de Comércio.
Quanto ao terceiro operador do circuito continente Açores, a Mutualista Açoriana, prevê efectuar até final do ano (a partir de outubro, provavelmente) uma grande docagem/reparação no Furnas, pelo que deverá fretar um navio para o substituir.
Entretanto, navio Laura S, da PMAR, empresa do Grupo Sousa, que transporta viaturas para os Açores, já terá descarregado em Ponta Delgada.
O navio transportava as viaturas que aguardavam em Lisboa (algumas há cerca de dois meses) transporte para os Açores.
Esta situação levou a que o Grupo Stellantis tentasse fretar um navio para transportar os carros das suas marcas para os Açores, mas não o pôde fazer devido à regulamentação atualmente existente e por oposição dos três armadores que operam os transportes marítimos de mercadorias entre os Açores e os Portos do Continente Português.
Esses armadores resolveram parte do problema recorrendo ao navio Laura S do Grupo Sousa, mas há ainda viaturas e outra mercadoria em portos do continente a aguardar disponibilidade de transporte, afirma a nossa fonte.
A situação deverá entretanto melhorar com o reforço da capacidade de transporte que vai ser feita quer pela Transinsular quer pelo Grupo Sousa que está a apostar fortemente no mercado açoriano.

Edit Template
Notícias Recentes
Ponta Delgada é a 6ª cidade do país mais procurada para as férias deste verão
Vasco Cordeiro recebe chave de ouro das Velas de S. Jorge
Conselho Municipal de Juventude dá parecer favorável ao relatório de actividade e contas da Lagoa
Audiência açoriana premia curtas no Azores Fringe Festival
Novo álbum de Rafael Carvalho é “um importante documento intemporal para a Viola da Terra”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores