O terminal de cruzeiros das Portas do Mar recebe hoje a escala inaugural do INSIGNIA, um dos navios da luxuosa e afamada companhia norte americana Oceânia Cruises.
O navio encontra-se a fazer um extenso cruzeiro, intitulado “196 Days one-way from Miami to New York”, iniciado naquela cidade da Florida no passado dia 29 de Dezembro de 2023, e que incluiu escalas em mais de uma centena de portos na Colômbia, Canal de Panamá, Costa Oeste dos Estados Unidos, Ilhas do Pacifico, Nova Zelândia, Austrália e muitos portos no continente asiático.
Face à instabilidade que se verifica no Médio Oriente a companhia optou por não atravessar o Canal de Suez, optando por contornar o continente africano com paragens em alguns portos daquele continente, para depois prosseguir este cruzeiro com passagem em diversos portos do Mediterrâneo e Mar Adriático.
No regresso ao Atlântico, o INSIGNIA passou por Lisboa, Leixões, La Coruna e Southampton, antes desta escala em Ponta Delgada, última escala deste grande cruzeiro, antes da sua chegada a New York, no próximo dia 12.
O Insignia foi construído em 1998 nos estaleiros de L’Atlantique, em St. Nazaire, França, com o nome de R-One, para a extinta companhia gaulesa Reinassance, sendo o primeiro de um conjunto de 7 navios mandados construir por aquele operador.
Fruto da crise na indústria de cruzeiros criada com o 11 de Setembro a companhia acabou por abrir falência, tendo todos os navios sido vendidos a diversos operadores.
O navio possui 30.277 toneladas de arqueação bruta, 181 metros de comprimento, 25,5 metros de boca e um calado de 6 metros.
Tem capacidade para alojar 698 passageiros em ocupação normal e a sua tripularão é normalmente constituída por 372 elementos.
Depois de ser adquirido em 2006 pela Oceania Cruises, o Insignia foi operado igualmente pela Hapag Lloyd, entre 2012 e 2014, em regime de aluguer, como COLUMBUS 2, e, com esse nome, esteve em Ponta Delgada a 8 de Novembro de 2012.
Em 2018 aquele paquete sofreu uma remodelação total, onde foram investidos cerca de cem milhões de dólares, que fizeram elevar os padrões de conforto do mesmo para um nível de acordo os pergaminhos da Oceania Cruises.
Atendendo ás suas dimensões, a vivência a bordo é de uma atmosfera muito familiar que, aliada ao requintado luxo do mesmo, proporciona viagens aos seus passageiros verdadeiramente inesquecíveis.
Das suas diversas áreas públicas, natural realce para os seus requintados e luxuosos bares, onde se pode apreciar as melhores bebidas em ambientes verdadeiramente sumptuosos.
Merece igualmente relevo a sua majestosa escadaria, baseada na escadaria do famoso Titanic.
Outra área pública que merece uma demorada visita é a sua sumptuosa e luxuosa biblioteca, decorada com madeiras nobres e mobiliário da melhor qualidade.
Igualmente, outro luxuoso espaço que deve ser realçado é o “Lounge”, ponto central do navio e onde todas as noites são apresentados os seus espetáculos de animação e entretimento.
Quanto à restauração o navio disponibiliza aos seus passageiros um conjunto de restaurantes de altíssimo nível e capazes de agradar ao mais exigente, com destaque para o “Grand Dining Room”, restaurante principal que apresenta uma cozinha inspirada no continente europeu com especial incidência aos sabores mediterrâneos.
Por sua vez o “Polo Grill” oferece o conceito de “Steak house” e o “Toscana”, como o seu nome indica oferece uma grande variedade da cozinha do norte de Itália com os seus sabores tradicionais.
O navio dispõe de um pequeno conjunto de luxuosas boutiques, SPA, Casino e uma e generosa piscina equipada com 2 jacuzzis.
Todas as suas acomodações são de elevada categoria divididas em nove categorias desde o camarote interior até à sua fabulosa “Owners Suite”.
Segundo informações disponibilizadas na JUL da Portos dos Açores, o navio transporta neste cruzeiro 353 passageiros e 398 tripulantes, estando a sua chegada agendada para as 07H00 e a partida com destino a New York marcada para as 16H00.
Exclusivo Azores Cruise Club/
Diário dos Açores