Edit Template

Amizade verdadeira e significativa

«Negar-se a si mesmo é a chave para aceitar o outro como ele é, não como gostaríamos que fosse. Este princípio é essencial para quem busca relações de amizade verdadeiras e significativas». São palavras de Rafael Alvira, filósofo que soube expressar com precisão a realidade profunda da vida de cada dia.
Quando nos colocamos no centro de todas as coisas, a visão das pessoas ao nosso redor torna-se distorcida. Acabamos por ver os outros como extensões dos nossos desejos em vez de os vermos como eles são. Para realmente sermos amigos de uma pessoa, é necessário abraçar a realidade do outro como ele é, com todos os seus defeitos e virtudes.
O único modo de ter amigos é aceitar o “sofrimento” que isso obrigatoriamente traz consigo. Muitas vezes, pensamos na amizade como uma fonte constante de alegrias e apoio, mas a realidade é que qualquer relacionamento genuíno envolve dificuldades e sacrifícios.
Quando somos verdadeiramente amigos de alguém, assumimos a responsabilidade de estar ao lado dessa pessoa nos bons e nos maus momentos. Isso significa estarmos dispostos a suportar a dor de um desentendimento, a preocupação com o bem-estar do outro e, às vezes, a tristeza de ver um amigo passar por momentos penosos.
No entanto, é precisamente nesses momentos que as amizades “ganham raízes”, pois é quando demonstramos, através das nossas ações, que estamos dispostos a sacrificar o nosso conforto pelo amigo. Quando amamos de forma genuína, experimentamos uma alegria mais profunda do que aquela que qualquer prazer egoísta pode proporcionar.
Amarmos e sermos amados conecta-nos a algo maior do que nós mesmos; é um caminho que leva a uma vida rica em significado e, no fim das contas, à verdadeira e genuína felicidade.

Pe. Rodrigo Lynce de Faria

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro recebe Casa do Povo de Santa Bárbara na celebração da 10.ª edição da “Academia Oeste”
Detenção de 3 suspeitos de Tráfico de estupefacientes na Praia da Vitória
“No Trilho” é o novo videoclipe do músico Açoriano Rafael Carvalho
Renato Cordeiro lança seu livro “Ruralidade Micaelense” na Igreja Matriz de São Sebastião a 10 de Julho
Povoação festeja aniversário do concelho e faz homenagem a Mota Amaral
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores