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Câmara Municipal de Ponta Delgada candidata Festas do Divino Espírito Santo ao selo ambiental ‘Evento Circular’

A Câmara Municipal de Ponta Delgada candidatou as XXI Grandes Festas do Divino Espírito Santo ao selo de qualidade ambiental ‘Evento Circular’, com o objectivo de elevar os padrões de exigência ecológicos e, ao mesmo tempo, certificar as políticas de desenvolvimento sustentável e de circularidade já implementadas nas festividades, avança o Vice-Presidente do Município, Pedro Furtado.
O certificado é atribuído pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e Acção Climática, e visa distinguir os eventos regionais pelas suas boas práticas em matéria de sustentabilidade, circularidade e preservação ambiental.
“Nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo, as políticas de circularidade e de sustentabilidade ambiental estão presentes desde o planeamento e concretização das actividades, à desmontagem dos equipamentos. Mas, este ano, assumimos o desafio de ir mais longe e iremos somar mais medidas ecológicas ao evento, procurando corresponder ao exigente caderno de encargos que a atribuição do certificado ‘Evento Circular’ pressupõe”, refere o autarca.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada indica que, como forma de contribuir para a redução da pegada carbónica, a autarquia fará “um maior controlo dos gastos de água e de energia”, uma “prevenção e quantificação da produção de resíduos ainda mais aprimorada” e um “esforço redobrado para reduzir a quantidade de materiais de plástico” no evento.
Pedro Furtado salienta que, no entretanto, a autarquia vai continuar “a priorizar a implementação de medidas amigas do ambiente, como a utilização dos copos reutilizáveis com caução”, ao invés dos de usufruto único.
A iniciativa, refira-se, integra um plano específico de gestão de resíduos que procura também acautelar a correcta separação, acondicionamento e, por inerência, a eficiente triagem do lixo que é produzido em todos os momentos das Grandes Festas do Divino Espírito Santo.
Nesse sentido, ao longo dos últimos anos, a autarquia tem reforçado os meios humanos e mecânicos afectos à separação e recolha de resíduos, bem como promovido acções de sensibilização junto dos colaboradores e das pessoas que acorrem às festas para que possam ser parte activa da vertente ecológica do evento.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada tem identificados a partilha popular das sopas de Espírito Santo, o cortejo etnográfico, o bodo de leite e o posterior beberete como os pontos de maior produção de resíduos. Por essa mesma razão, o evento volta a assentar numa lógica de desperdício zero, recorrendo e fornecendo materiais biodegradáveis, reutilizáveis e compostáveis.
Na partilha popular das sopas do Espírito Santo, que terá novamente lugar no campo de São Francisco, no sábado, a partir das 12h15, os interessados terão de dispensar um euro como caução para poderem fazer uso de um kit ecológico e assim serem servidos.
O kit contempla um prato e uma colher de cana-de-açúcar, um copo de plástico reutilizável e um guardanapo de papel, podendo as pessoas serem reembolsados da caução no final de um circuito definido pela município, que se inicia com uma acção de sensibilização para a reciclagem e termina com a devolução do kit e separação de resíduos nos contentores colocados no local para o efeito.
O Campo de São Francisco volta a disponibilizar duas tendas nas quais constarão dois contentores para papel e cartão de 240 litros de capacidade, assim como quatro contentores para plástico e 10 contentores para resíduos orgânicos de 800 litros, sendo que toda a Avenida Marginal verá reforçados os pontos de deposição de lixo em apoio à realização do cortejo etnográfico.
A confecção das sopas e também do arroz doce já decorre no Coliseu Micaelense, local onde os colaboradores da Câmara Municipal de Ponta Delgada estão a receber formações bi-diárias, tendo em vista, uma vez mais, a correcta separação de resíduos e devido encaminhamento para as centrais e espaços de tratamento.
A autarquia decidiu, igualmente, intensificar a limpeza das áreas onde terão lugar as festas, aumentando, por isso, as acções de varredura manual e mecânica.
A pegada de carbono das XXI Grandes Festas do Divino Espírito Santo será calculada através do Greenhouse Gas (GHG) Protocol, a metodologia internacional mais utilizada para medir as emissões directas e indirectas dos gases com efeito de estufa.
Acresce que, com vista a prolongar o trabalho realizado ao nível da descarbonização, estão programadas acções de reflorestação no concelho e o reforço de medidas promotoras da eficiência energética nos serviços municipais, por via do Departamento de Gestão Ambiental.

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