Esta edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada irá honrar os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, colocando esta associação em lugar de destaque na tradicional grande Coração dos Impérios a decorrer.
Como já é habitual, todos os anos a Câmara Municipal de Ponta Delgada, enquanto entidade organizadora destas festividades, convida uma instituição particular de solidariedade social para transportar a sua Coroa e, desta vez, esta distinção vai para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.
O Município de Ponta Delgada já atribuiu à AHBVPD um voto louvor, pela acção meritória que tiveram no combate ao incêndio que deflagrou no Hospital Divino Espírito Santo, no passado dia 4 de Maio, assinou um protocolo, no valor de 200 mil euros, para apoiar estes heróis e agora aproveita este evento, que traz a Ponta Delgada milhares de pessoas, para reconhecer, uma vez mais, a importância destes homens e mulheres que se dedicam à protecção e socorro da vida e do património.
Quanto aos restantes participantes deste momento alto deste domingo, irão percorrer, pelas 16h00, algumas das principais artérias do centro histórico da cidade (Campo de São Francisco, Rua Luís Soares de Sousa, Largo Dr. Manuel Carreiro, Avenida Infante D. Henrique, Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, Rua dos Mercadores, Praça do Município), os representantes das Mordomias das 24 freguesias do concelho, transportando 85 coroas e 93 bandeiras.
Ainda hoje, haverá, às 9h30, a Missa da Coroação, em frente a Igreja da Matriz, animada pelo grupo coral e litúrgico da Igreja de São Pedro, a distribuição do Bodo de Leite na Praça Gonçalo Velho, pelas 11h00 e a encerrar o último dia das XXI Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada está a actuação da fadista “Vera Brasil”, pelas 20h00, e o Concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, no Palco da Praça do Município.