No âmbito da segunda assembleia ordinária do ano 2024 do Conselho Municipal de Juventude, a Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, aproveitou a ocasião para informar que o município da Lagoa será o primeiro da região a ter nos seus quadros de pessoal uma técnica de juventude, em conformidade com o referencial formativo nacional que consta no Catálogo Nacional de Qualificações.
Este factor contribuirá, assim, para se continuar a aplicar os diversos projectos municipais na área da juventude, sendo esta medida, demonstrativa que os jovens são uma prioridade para o executivo lagoense.
A autarca informou, igualmente que, em 2025, irá arrancar a elaboração do Plano Municipal da Juventude, em que as questões de voluntariado jovem e da saúde mental serão temas integrantes deste plano, para além de outros temas fundamentais para a juventude lagoense.
Relembra-se que, o município da Lagoa pertence, desde 2023, à rede de municípios amigos da juventude, promovida pela Federação Nacional de Associações Juvenis, ostentando o galardão de 4 estrelas e cumprindo com 7 dos 9 critérios.