Edit Template

Receitas do turismo cresceram mais nos Açores

As receitas do turismo na hotelaria açoriana, em maio, bateram um novo recorde e foram as que mais cresceram no país, segundo o INE.
Com efeito, os maiores aumentos nos proveitos foram sentidos na Região Autónoma dos Açores, seguida da península de Setúbal, do Alentejo e a Região Autónoma da Madeira.
No global, as receitas totais do sector do alojamento turismo aumentaram 15,5% em maio, atingindo os 660,8 milhões de euros.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a grande Lisboa continuou a ser a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos, cerca de 33%, seguida da região do Algarve, com 23,6% e do Norte, com 16,9%.
Os maiores aumentos nos proveitos foram sentidos na Região Autónoma dos Açores, que cresceu 26,3%, seguida da península de Setúbal, com 23,8%, do Alentejo, com 21,9% e a Região Autónoma da Madeira, com 20,7%.
No mês de maio os proveitos totais cresceram nos três segmentos do alojamento, com a hotelaria a aumentar 14,4%, os alojamentos locais a subirem 22,5% e no turismo no espaço rural e de habitação a crescer 23,7%.
No total dos primeiros cinco meses do ano, os proveitos totais aumentaram 12,2%, atingindo os 2,1 mil milhões de euros. Este aumento resultou num crescimento de 4,4% das dormidas durante este período.
O rendimento médio de quarto ocupado atingiu valores máximos na grande Lisboa e no Norte, tendo em média ficado nos 78,3 euros, um aumento de 12%. Em Lisboa o valor mais elevado rondou os 138,1 euros, o que representa um máximo histórico. Já o Norte registou um aumento de 10,1%.
Em maio Albufeira destacou-se por ter registado o maior número de dormidas de residentes, com um crescimento de 14,4%. Já Lisboa concentrou 19,8% do total das dormidas, chegando às 1,5 milhões, no entanto a capital registou uma diminuição no número de dormidas de residentes.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores