O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, fez questão de marcar presença na sessão solene e comemorativa do 281.º aniversário da elevação da Fajã de Cima a Curato, tendo destacado o “trajecto ímpar e de sucesso” da freguesia desde que conquistou essa mesma autonomia administrativa e eclesiástica, em 1743.
“A Fajã de Cima pode orgulhar-se do seu trajecto ímpar e de sucesso, expresso no número de entidades que congrega e no exercício de actividades nos mais variados domínios, seja no desporto, cultura, indústria ou mesmo no sector social”, afirmou o autarca, na cerimónia realizada na sede da Junta da Fajã de Cima.
O Presidente do Município defendeu inclusivamente que a Fajã de Cima constitui-se como “um exemplo para muitas outras freguesias do país, de como se pode trabalhar junto das pessoas, com as pessoas e para as pessoas”.
Como tal, Pedro Nascimento Cabral renovou os compromissos já assumidos pela autarquia com vista “ao progresso social e económico” da Fajã de Cima, colocando a tónica da sua intervenção no reforço do parque habitacional e da capacidade de estacionamento na freguesia, assim como na renovação da escola EB1/JI Cecília Meireles.
Na ocasião, o autarca quis ainda salientar o autarca que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem primado por uma relação “cooperativa e compreensiva” com a Junta de Freguesia da Fajã de Cima, indo ao encontro dos suas “justas” solicitações.
A exemplo disso mesmo, acrescentou Pedro Nascimento Cabral, “foi o aumento de 47% do apoio financeiro à Junta de Freguesia da Fajã de Cima”, em relação à verba transferida no ano passado ao abrigo do Contrato Inter-administrativo de Delegação de Competências.
Entretanto, Pedro Nascimento Cabral salientou o simbolismo de que se reveste a comemoração da elevação da Fajã de Cima a Curato e enalteceu a oportuna homenagem que foi feita pela Junta a sete pessoas que se destacaram pelo contributo dado ao desenvolvimento da freguesia.
“Para a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a comemoração das principais efemérides das nossas freguesias, como é o caso de uma data como esta, são sempre motivo de orgulho. Especialmente, numa efeméride, em que a Junta reúne as principais forças vivas locais e homenageia, também, os filhos desta terra que mais se destacam pela sua dedicação à comunidade, em diversas áreas de actuação”, declarou o autarca.
Na cerimónia, refira-se, foram alvo de homenagem Roberto Silva, Maria de Fátima Costa, Francisco Paquete, Maria do Carmo Paquete, José António Sousa, Tibério Almeida e Maria Eduarda Almeida.
Estas pessoas, sublinhou Pedro Nascimento Cabral, “contribuíram para que a freguesia da Fajã de Cima evoluísse para a realidade que hoje conhecemos: uma das mais dinâmicas freguesias de Ponta Delgada”.