Edit Template

Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral critica cortes na PAC e apela para POSEI

O eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, durante a primeira reunião da nova Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, criticou os cortes impostos à Política Agrícola Comum na sequência da revisão do atual Quadro Financeiro Plurianual, adiantando que “estas reduções penalizam sobretudo os programas de promoção dos produtos agrícolas da União Europeia, fundamentais para a abertura de novos mercados, essenciais nesta fase difícil”.
O parlamentar europeu açoriano do PSD esclareceu que a agricultura europeia vive uma “situação difícil”, marcada por “baixos rendimentos” e “excessiva carga burocrática”, com alguns Estados-Membros a atravessarem uma fase ainda mais difícil “pela seca prolongada e início da época de incêndios”.
A este propósito ressaltou que a questão sobre a “gestão da água é fundamental” para a competitividade da agricultura europeia.
Salientou igualmente que “só com mais rendimento, mais financiamento conseguir-se-á trazer mais agricultores e mais jovens agricultores para o setor”, dando-lhes uma perspetiva de futuro, e para garantir a “soberania alimentar, no âmbito da autonomia estratégica” da União Europeia.
Aproveitando a apresentação do Projeto de Parecer relativo ao orçamento geral da União Europeia para o exercício de 2025, Paulo do Nascimento Cabral referiu, por fim, que “os agricultores das Regiões Ultraperiféricas têm sido triplamente penalizados, desde logo pela insularidade, pela inflação, e pela não aplicação do deflator (aumento) de 2% aos programas POSEI desde 2021, por um esquecimento de algum técnico”, tendo o eurodeputado solicitado à Comissão Europeia que retificasse o erro e atualizasse as dotações orçamentais dos programas POSEI já em 2025.
Recorde-se que estas propostas foram também submetidas por escrito, no âmbito do parecer referido, conclui nota enviada ao nosso jornal.

Edit Template
Notícias Recentes
Navio da Marinha realiza levantamentos hidrográficos nos Açores
Turismo nos Açores cresceu 10% em 2024 e reforça peso no panorama nacional
Google escolhe novamente os Açores para proceder à amarração de um novo cabo submarino
Região investe 4,6 milhões de euros em géneros alimentares para os mais carenciados
Tribunal de Contas alerta para descontrolo da dívida da Atlânticoline
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores