Edit Template

P. Delgada atribui 1 milhão de euros para residência universitária

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, celebrou ontem um protocolo de cooperação financeira com a Universidade dos Açores para atribuir um milhão de euros com vista à construção de uma nova residência universitária no concelho, que terá capacidade para acolher 120 alunos.
“Não encaramos o celebrar deste protocolo como uma obrigação, ou como o despender de uma avultada quantia de dinheiro. Vemo-lo como um investimento na educação e valorização dos nossos jovens, mas também no desenvolvimento da Universidade dos Açores e da nossa cidade de Ponta Delgada”, afirmou o autarca, na cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Pedro Nascimento Cabral salientou que a atribuição do apoio entronca no objetivo da autarquia de fazer de Ponta Delgada “uma verdadeira cidade universitária”, conferindo as condições necessárias e adequadas para que todos os interessados possam desenvolver estudos na maior cidade dos Açores.
“O que nos interessa é que os alunos tenham as condições ideais para estudarem e aqui ficarem. Até mesmo para poderem ter acesso a um ensino e aprendizagem de qualidade, que, como todos sabemos, também se garante a partir de uma boa acomodação”, disse.
Dirigindo as suas palavras à Reitora da Universidade dos Açores (UAc), Susana Mira Leal, Pedro Nascimento Cabral reiterou que foi “com sentido de responsabilidade e de missão” que a autarquia decidiu apoiar a construção da residência universitária.
Fez, depois, questão de sublinhar que, por parte do município, “todas as vias mantêm-se abertas para iniciativas que visem dignificar e elevar o ensino universitário em Ponta Delgada e na Região Autónoma dos Açores”.
A Reitora da UAc manifestou a sua satisfação com a celebração do protocolo e destacou a importância da parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Ponta Delgada para salvaguardar “as melhores condições de estudo” aos estudantes universitários deslocados.
Susana Mira Leal lembrou que o campus de Ponta Delgada é frequentado por mais de dois mil alunos, “alguns provenientes de freguesias distantes do concelho, muitos de outras ilhas e mais ainda de fora da nossa Região”.
Ao todo, aprofundou, a Universidade dos Açores conta com “cerca de 800 estudantes deslocados, o que significa que, diariamente, Ponta Delgada e as outras cidades onde temos campi têm mais juventude e oportunidades de progresso e de futuro”.
Agradecendo a disponibilidade e prontidão do Presidente do Município para apoiar o projeto de construção da nova residência universitária no concelho, Susana Mira Leal não deixou também de mencionar a importância do investimento para a captação de novos alunos.
A nova residência universitária vai estar localizada na rua da Mãe de Deus e a previsão é a de que a respetiva obra esteja concluída no primeiro trimestre de 2026. As 120 camas disponibilizadas serão distribuídas por 48 quartos duplos e 24 individuais, sendo quatro destinados a pessoas com mobilidade reduzida.

Edit Template
Notícias Recentes
Piedade Lalanda substitui Gualter Furtado à frente do CESA
Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral lamenta que Fundo de Solidariedade não tenha sido activado no incêndio do HDES
Concurso para fornecimento de fuelóleo à EDA ficou deserto e governo faz correcção a pedido das empresas
“El País” publica reportagem elogiosa sobre S. Miguel
Câmara Municipal de Ponta Delgada atribui meio milhão de euros a IPSS
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores