Edit Template

Governo apoia entre 2 e 8 mil euros jovens que se comprometam a trabalhar na região cinco anos no mínimo

O Governo dos Açores vai apoiar, entre 2.000 e 8.000 euros, os jovens que se comprometam a trabalhar no arquipélago, no mínimo, durante cinco anos, uma medida cujo regulamento foi ontem publicado em Jornal Oficial.
A medida de valorização salarial, da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, cujas candidaturas abrem na quinta-feira, está integrada no pacote ‘+ Jovem’, que visa atrair e fixar talento nos Açores e que integra um total de sete medidas.
No caso em concreto, o montante máximo do apoio a atribuir no âmbito da captação de talento é de 2.000 euros para licenciados, 5.000 euros para titulares de mestrado e 8.000 euros para trabalhadores com doutoramento.
“Os apoios a atribuir visam dois objetivos: um apoio à captação de talento e outro à retenção de talento, ambos de natureza financeira e a vigorar durante cinco anos”, lê-se numa nota divulgada pelo executivo regional.
Já o apoio à retenção de talento é aplicável aos jovens detentores do grau académico de licenciatura, mestrado ou doutoramento ou diplomados com o nível de qualificação igual ou superior ao nível IV do Quadro Nacional de Qualificações, que apresentem declaração de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) e que tenham auferido rendimentos de categoria A ou B do IRS.
Nesse caso, o apoio é atribuído em função do valor apurado da coleta líquida, no montante correspondente a 100%, também durante o período de cinco anos.
Podem beneficiar da medida de valorização salarial jovens com idade igual ou inferior a 35 anos à data do início da sua atividade profissional, através de contrato de trabalho por tempo indeterminado, a termo certo ou dos programas ESTAGIAR L e T, incluindo jovens que iniciaram a sua atividade a partir de 01 de janeiro de 2024, inclusive.
Segundo a portaria da secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, esta medida visa “recompensar o prosseguimento de estudos superiores” e “contribuir para a valorização salarial dos jovens qualificados que escolham exercer a sua atividade profissional na Região Autónoma dos Açores”.
As candidaturas para esta medida podem ser realizadas através do portal empregojovem.azores.gov.pt.
Outra das medidas deste pacote ‘+Jovem’ é o apoio ao pagamento de duas viagens aéreas por ano letivo (ida e volta) aos estudantes deslocados da sua ilha para frequentarem o ensino, seja noutra ilha açoriana, Madeira ou continente.
Em 18 de julho, o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, anunciou que aquela medida de apoio vai ter efeitos retroativos ao ano letivo 2023/2024, com a atribuição de uma viagem ida e volta, sendo que o período de candidaturas deverá arrancar no início de agosto.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com repavimentação da Avenida 6 de Janeiro na freguesia da Covoada
Escola Secundária da Ribeira Grande distingue melhores alunos
Mais de uma centena de cursos previstos para 2025 no campo da formação agrícola
Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras
Este ano vamos ter 200 escalas de navios cruzeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores