Edit Template

Bolieiro diz que governo estará atento à prestação de serviços da SATA

O Presidente do Governo Regional dos Açores disse que o executivo não interfere nas decisões do conselho de administração da SATA, mas avisou que, com o encerramento de balcões de atendimento, estará atento à prestação de serviços.
“Vamos acompanhar de forma muito vigilante toda a situação, confiante de que a SATA sabe o que está a fazer e não diminuirá a disponibilidade de serviços para a população, aliás, porque também quer, tanto quanto eu apurei, reforçar a capacidade de reposta do ‘call center’”, afirmou o chefe do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro.
O grupo SATA, detentor das companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines, anunciou que a partir de 1 de agosto concentraria os seus serviços de atendimento aos clientes nos Açores nos balcões dos aeroportos e no serviço de atendimento telefónico, encerrando as lojas localizadas em centros urbanos.
A medida foi contestada por vários partidos e autarquias e, na terça-feira, o PS, maior partido da oposição, exortou o Governo Regional, único acionista da empresa, a dar instruções à administração da SATA para reverter a decisão.
Segundo o deputado socialista Carlos Silva, o contrato de concessão celebrado entre o Governo Regional e a SATA Air Açores, no âmbito da concessão das ligações interilhas 2021-2026, inclui o funcionamento de 16 lojas e a empresa irá encerrar as lojas nos centros urbanos, passando de 16 para nove.
Questionado à margem de uma sessão de formação para autarcas de juntas de freguesia, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, José Manuel Bolieiro disse que a SATA “é uma empresa do setor público empresarial regional, mas tem autonomia de gestão” e que o Governo Regional “não interfere nas suas decisões”.
“O governo não interfere com o conselho de administração, nem com a gestão da SATA, pelo contrário, e atribuiu a missão ao conselho de administração de salvar a SATA, face ao legado terrível que a SATA tem dos governos anteriores, liderados pelo Partido Socialista”, apontou.
Segundo o chefe do executivo açoriano, “a eficácia da administração será depois julgada pelo governo”, que estará atento à qualidade do serviço prestado à população.
“Na verdade, confio que a avaliação do conselho de administração tenha considerado um benefício para a gestão da SATA. Relativamente aos impactos que tiver na população, o próprio governo estará atento e terá condições de poder depois reagir relativamente à qualidade do serviço”, assegurou.
Para José Manuel Bolieiro, “é fundamental salvar a SATA e sobretudo cumprir o bom serviço às populações”.
“O governo, relativamente ao bom serviço às populações, também estará atento ele próprio relativamente às necessidades que se mostrarem efetivas e que possam merecer também, pela parte do governo, uma colaboração em resolver qualquer perda de disponibilidade”, reforçou.
Questionado sobre se o encerramento de balcões de atendimento violava o estipulado no caderno de encargos celebrado entre o Governo Regional e a SATA, como alertou o PS, o presidente do executivo alegou que era “responsabilidade do conselho de administração responder a essa matéria”.


Bolieiro em Nordeste

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à inauguração da ampliação do Parque Industrial do Nordeste, um marco significativo para o desenvolvimento económico deste município da ilha de São Miguel.
Em resposta à crescente procura de empresas e entidades interessadas em se instalar no Parque Industrial do Nordeste, a Câmara Municipal decidiu ampliar o parque industrial, um processo que começou em 2019 na fase de projeto e cuja obra teve início em 2023.A ampliação inclui 14 novos lotes destinados à instalação de unidades industriais, com dimensões e configurações variadas para atender a diferentes necessidades. Os lotes já estão equipados com as infraestruturas necessárias, abrangendo uma área total de aproximadamente 3,97 hectares. O projeto foi submetido a uma candidatura ao PO Açores 2020 e cofinanciado pelo FEDER, com um investimento total de 1.817.083,82 euros.
José Manuel Bolieiro elogiou a “visão estratégica” da Câmara Municipal do Nordeste, destacando o compromisso com o desenvolvimento do município e a “capacidade de acreditar no futuro”.
“A criação de riqueza faz-se, simultaneamente, pelo investimento público estratégico, mas muito fortemente através das dinâmicas do investimento privado”, afirmou.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina Clara vai actuar no Teatro Micaelense: “Conheço a música açoriana e guardo surpresa para o dia do concerto”
Ribeiragrandenses reúnem-se nos EUA
Emigrantes dos EUA angariam 19 mil dólares para a Lira do Rosário da Lagoa
“Diálogos Lusitanos” é o novo livrode Onésimo Almeida
Azores Airlines com dois voos semanais P. Delgada-Montreal no Inverno
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores