Edit Template

Enfermeiros dos Açores aderem à greve nacional e acusam Governo Regional de falta de pagamento

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) mantém a greve nacional marcada para hoje, alegando que a classe tem “razões acrescidas” para aderir à paralisação depois da ronda negocial com o Ministério da Saúde.
“A proposta [apresentada pelo Governo] continua a ser inadmissível, intolerável e, por isso, os enfermeiros terão razões acrescidas para manifestar a sua fortíssima indignação com a greve do dia 2 de Agosto”, afirmou aos jornalistas o Presidente do SEP no final da reunião com o ministério de Ana Paula Martins.
Segundo José Carlos Martins, o Ministério da Saúde propôs, na grelha salarial da categoria de enfermeiro, um aumento de 52 euros para todas as posições remuneratórias.
Além disso, nas grelhas salariais de enfermeiro-especialista e enfermeiro-gestor, o “Governo propõe não alterar grelha nenhuma”, afirmou o dirigente sindical, adiantando que a proposta prevê, porém, que os enfermeiros que estão hoje nessas categorias possam dar um “salto de uma posição remuneratória”.
Essa proposta implica que, para “quem entrar no futuro, o valor económico do trabalho dos enfermeiros especialistas e chefes se mantém exatamente igual ao que hoje temos”, lamentou o presidente do SEP.
No caso dos Açores, segundo o representante sindical regional, Francisco Branco, os enfermeiros açorianos, além dos motivos que decorrem das negociações com a Ministra da Saúde, têm motivos acrescidos para aderirem à greve convocada para hoje, entre as 08:00 e as 24:00 horas.
“Decorrido 1 mês após publicação do Orçamento RAA, obGoverno Regional, na pessoa da Secretária da Saúde e Segurança Social, continua a não agendar reunião com o SEP-Açores, para analisar/pagar a dívida do Serviço Regional de Saúde para com os enfermeiros da Região”, acusa o Sindicato.

Edit Template
Notícias Recentes
Azores Airlines acaba com rotas deficitárias e vai concentrar operação no ‘hub’ Açores
Açores registam queda na transacção de imóveis no terceiro trimestre de 2024
Há dezenas de navios com tesouros naufragados no mar dos Açores
Há mais de meia centena de casas de luxo à venda em S. Miguel entre 1 e 3 milhões de euros
Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz celebra 28º aniversário com cantata de Natal
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores