O projecto do novo Centro Paroquial da Saúde, nos Arrifes, em Ponta Delgada, foi apresentado Quarta-feira e a sua execução “vem colmatar uma lacuna na paróquia”, afirmou o padre Marco Luciano Carvalho na sessão de apresentação que decorreu no âmbito das festas da paróquia, que terminam a 20 de Agosto.
“Este espaço vem colmatar uma lacuna na paróquia, que não tem um equipamento condigno e com capacidade de reunir as pessoas para a realização das actividades pastorais” afirmou o sacerdote que há um ano lidera as três comunidades dos Arrifes. O novo edifício ficará localizado junto à igreja e será uma estrutura “moderna, adaptável a várias utilizações” afirma a nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
“Terá inúmeros espaços, incluindo 4 salas de catequese, sala/auditório, terá cozinha, despensa, áreas de armazenamento e parque de estacionamento que se pode também transformar em mais um salão”, explica o padre Marco Luciano citado na nota.
O projecto do novo centro paroquial é da autoria do arquitecto Manuel Diniz, autor do Centro Pastoral de Moscavide, distinguido com o American Architecture Prize de 2017 na categoria de Design Arquitetónico e Arquitectura Institucional. “Trata-se de uma pessoa com grande experiência, que conseguiu em Moscavide criar uma estrutura que não ferisse o templo local e também aqui, o arquitecto teve essa preocupação com a integração na paisagem, criando zona de jardim e toda uma nova configuração da envolvente da igreja, mais apelativa para o convívio e reflexão” acrescentou o pároco de Nossa Senhora da Saúde. Orçamentado em cerca de 400 mil euros, o projecto tem o arranque da sua construção previsto para o início de 2026. O investimento inicial só é possível devido “à rentabilização do património da paróquia”, refere ainda a nota.