Segundo dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), no segundo trimestre de 2024, o valor das compras nacionais (TPA) e dos levantamentos nacionais (CA), efectuados nos Açores, totalizou cerca de 558,5 milhões de euros, apresentando um aumento de 4,5% face ao mesmo período do ano anterior.
Neste trimestre, o valor das compras internacionais (TPA) e levantamentos internacionais (CA) atingiu o valor global de 87,7 milhões de euros, a que corresponde a uma variação homóloga de positiva de 15,4%.
As compras e os levantamentos efectuados nos Açores com cartões de pagamento totalizaram, assim, 646,2 milhões de euros no segundo trimestre deste ano, incluindo nacionais e estrangeiros.
O volume de compras e levantamentos nacionais, no trimestre considerado, representou 86,4% do total de compras e levantamentos.
Empréstimos concedidos
No final do segundo trimestre de 2024, o saldo do volume de empréstimos concedidos a sociedades não financeiras foi de 1.672,5 milhões de euros, um valor inferior em 5,0% ao observado no trimestre homólogo (menos 87,4 milhões de euros).
O rácio de crédito vencido neste sector institucional atingiu 1,0% no final do trimestre, apurando-se um montante de 16,9 milhões de euros de crédito malparado (menos 4,6 milhões de euros do que no trimestre homólogo). O saldo dos empréstimos concedidos a particulares situou-se em 3.301,3 milhões de euros no final deste trimestre, mais 18,5 milhões que o observado no trimestre homólogo.
O montante do crédito malparado no sector (particulares) atingiu 20,1 milhões de euros no final do trimestre (menos 4,8 milhões de euros do que no trimestre homólogo).