Edit Template

Autarquia de Ponta Delgada avalia estado de árvore da borracha australiana classificada do Jardim António Borges

A Ficusmacrophylla, árvore classificada desde 1970 como de interesse municipal do Jardim António Borges, está a ser analisada em termos fitossanitários e de risco de fratura.
O trabalho, iniciado na semana passada, está a ser executado por uma empresa da especialidade, a TreePlus, Lda., uma empresa participada Spin-off, com sede e estreita ligação à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Recorde-se que em Maio deste ano ocorreu a rotura do ramo de grandes dimensões, num dia de condições meteorológicas amenas. O ramo apresentava aspecto saudável e grande vigor vegetativo, inexistência de sinais de podridão, não havendo indícios que permitissem prever o colapso do ramo. Do incidente resultou uma ferida de grandes dimensões no tronco, registando-se uma regeneração natural.
Tratando-se de uma árvore com mais de 160 anos, classificada, e não sendo possível prever a queda de ramos, foram logo tomadas medidas para a preservação do exemplar e para a segurança dos utilizadores do jardim. De forma a evitar o pisoteio e a compactação do solo que este provoca, bem como proteger as raízes, foi definida uma área de protecção, proibindo-se o acesso ao perímetro de protecção radicular.
A Câmara Municipal aguarda a recepção do relatório de fitossanidade e risco, no entanto, pode já avançar que a ferida aberta com a fractura do ramo não deverá ter qualquer intervenção de corte e limpeza, verificando-se já uma reacção e recuperação natural por parte da árvore. Ademais, as pequenas feridas na raiz provocadas pela queda do ramo, não deverão ter qualquer intervenção para além da limpeza superficial de tecidos soltos.
Deverá ser efectuada, em época adequada para podas – período de repouso vegetativo (inverno), uma intervenção cirúrgica em toda a periferia da copa, de modo a retirar algum peso nas extremidades dos ramos; proceder-se à colocação de Escoras dinâmicas, com sistema de amortecimento; e à vedação do espaço de projecção da copa no solo de modo a impedir o pisoteio e compactação de solo, cobertura do solo com matéria orgânica e mulch.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina Clara vai actuar no Teatro Micaelense: “Conheço a música açoriana e guardo surpresa para o dia do concerto”
Ribeiragrandenses reúnem-se nos EUA
Emigrantes dos EUA angariam 19 mil dólares para a Lira do Rosário da Lagoa
“Diálogos Lusitanos” é o novo livrode Onésimo Almeida
Azores Airlines com dois voos semanais P. Delgada-Montreal no Inverno
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores