Edit Template

Proposta do Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral – Comissão das Pescas aprova disponibilização de apoio financeiro para definição das Áreas Marinhas Protegidas nas Regiões Ultraperiféricas

A Comissão das Pescas aprovou, ontem, as propostas do Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral sobre a disponibilização de apoio financeiro para a definição das Áreas Marinhas Protegidas (AMP) nas Regiões Ultraperiféricas (RUP), e o restabelecimento do POSEI-Pescas nas referidas regiões.
Paulo do Nascimento Cabral salientou “a necessidade de disponibilização de apoio financeiro para a definição das Áreas Marinhas Protegidas nas Regiões Ultraperiféricas, especialmente para compensar perdas potenciais dos pescadores afectados, bem como para programas de monitorização e gestão das autoridades regionais”, reiterando ainda que “esta acção segue em conformidade com o objectivo das Nações Unidas de preservar 30% dos nossos oceanos até 2030”. O Eurodeputado adiantou ainda que o projecto-piloto que apresentou, por motivos administrativos, não foi sujeito a votação, mas deixou a garantia que “voltarei a apresentar no próximo ano, pois já garanti diversos apoios para o mesmo”.
No que respeita ao restabelecimento do POSEI-Pescas nas RUP, que tinha sido perdido em 2014 com a sua integração no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), Paulo do Nascimento Cabral destacou a sua importância “para a celeridade, desburocratização dos processos, e uma definição estratégica e de gestão das acções, ao nível das autoridades regionais, cumprindo com o princípio da subsidiariedade, cumprindo com o objectivo da medida que é a compensação dos custos adicionais pela insularidade e ultraperiferia”.
O Eurodeputado defendeu ainda que “devem ser criadas condições de concorrência equitativas entre Estados-Membros, nomeadamente dando a possibilidade de recurso a fundos europeus para apoios à renovação das embarcações de pesca nas RUP, pois sabemos que há Estados-Membros que conseguem financiar com recursos próprios o sector, e outros que não, e esta concorrência leal não pode ser colocada em causa. Conseguimos que ficasse esta porta ficasse agora aberta”.
A reunião da Comissão das Pescas decorreu, ontem, em Bruxelas, e contou com a votação do Orçamento geral da União Europeia para o exercício de 2025 e respectivas alterações apresentadas pelos membros da comissão, entre as quais as propostas do Eurodeputado Açoriano eleito pelo PSD.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores