Edit Template

Manuais digitais vão ser distribuídos pelas escolas açorianas até ao final do mês

O Governo dos Açores diz estar a fazer tudo para resolver até ao final do mês a falta de manuais digitais e adiantou que esta semana os equipamentos vão começar a chegar às escolas da região.
Em declarações aos jornalistas, a secretária da Educação adiantou que o Governo Regional está em articulação com as entidades que “fornecem os equipamentos e as licenças” dos manuais digitais, que vão dar “primazia na resposta” às escolas dos Açores.
“A informação que recolhemos destas entidades é que será possível, ao longo desta semana, já começarem a chegar às nossas escolas alguns equipamentos, sendo que, principalmente nas ilhas mais distantes dos centros de transporte, é uma situação mais difícil. Tudo estamos a fazer para ter esta situação resolvida até ao final deste mês”, declarou.
Sofia Ribeiro explicou que os manuais digitais vão ter um “aumento substancial da dotação financeira” devido ao alargamento daquele equipamento a mais anos de escolaridade.
“Neste ano letivo, atribuindo novamente aos quintos e oitavos anos, passamos a ter todos os alunos, desde o quinto ao décimo ano de escolaridade, com manuais digitais, o que implica um reforço de dotações”, detalhou.
A Secretária regional explicou que a aquisição dos manuais digitais “só pode ser efetuada depois de as escolas terem carregado o seu próprio orçamento em função da publicação do Orçamento para 2024”, um processo que “habitualmente decorre em finais de abril e maio”, mas que “desta vez começou a decorrer em julho”.
“Naturalmente isso causou uma grande pressão nos serviços para podermos correr contra o tempo”, justificou.
Também o presidente do Governo dos Açores apontou o “abastecimento” como a causa para a falta de manuais digitais em algumas escolas da região.
“Não queremos radicalizar a aposta no digital. Queremos mitigar a oferta do manual físico, logístico e também com o digital”, declarou José Manuel Bolieiro.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores