Edit Template

Parlamento aprova voto de pesar pela morte de Álvaro Monjardino

O parlamento dos Açores aprovou por unanimidade um voto de pesar pela morte do advogado e político Álvaro Monjardino, o primeiro presidente daquele órgão, e recordou o contributo para a fundação e consolidação da autonomia.
O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, que fez a leitura do voto de pesar, no arranque do primeiro plenário após as férias de verão, afirmou que Álvaro Monjardino se destacou “pela sua liderança firme e pelo seu compromisso inabalável com o serviço público”.
“O seu contributo na fundação e consolidação da autonomia dos Açores e na defesa dos interesses regionais foi amplamente reconhecido, refletindo a sua dedicação exemplar à causa pública. O seu legado, marcado pela firmeza de caráter e pela integridade, continuará a inspirar as gerações presentes e futuras”, acrescentou.
O líder da ALRAA também referiu que a sua “contribuição inestimável para a história dos Açores e para o fortalecimento das suas instituições” será lembrada “com profundo respeito e admiração”.
O social-democrata e antigo presidente da ALRAA morreu no dia 16 de agosto, aos 93 anos, na ilha Terceira.
Álvaro Monjardino nasceu em 06 de outubro de 1930, na freguesia da Conceição, em Angra do Heroísmo, e morreu na sua terra natal.
Licenciado em Direito, foi filiado no PSD e exerceu vários cargos políticos, como deputado à Assembleia Legislativa Regional na I e II legislaturas (pelo círculo eleitoral da Graciosa) e na III legislatura (pelo círculo eleitoral da Terceira), tendo sido eleito presidente do parlamento açoriano nas duas primeiras legislaturas (1976/1978 e 1979/1984).
Foi ainda vogal da Junta Regional dos Açores, na área da Coordenação Económica e Finanças, e ocupou o cargo de ministro-adjunto do primeiro-ministro no IV Governo Constitucional.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores