A ilha de São Miguel vai receber pela primeira vez um evento que pretende partilhar com os açorianos o que de melhor se faz na área da saúde, nos seus mais diferenciados quadrantes.
“Ser saudável consiste em abraçar e integrar as diferentes “fatias” que constituem o ser humano. Ninguém é verdadeiramente saudável se apenas se preocupar com aquilo que come. A saúde não tem apenas a ver com a parte física, englobando também o segmento mental, emocional e espiritual. É a relação destes 4 vetores que dita a nossa saúde. Assim, é fundamental entender, acolher e saber lidar com estas 4 áreas que fazem de nós seres humanos plenos e capacitados para viver muitos anos desfrutando da vida ao melhor das nossas capacidades”, alega a organização do evento.
Com os olhos postos nesta dinâmica, uma mão cheia de profissionais decidiu unir o que de melhor sabe fazer (zelar pela saúde como um todo) trazendo o seu testemunho em forma de palestra à ilha de São Miguel.
Este encontro, que junta no palco do Centro Natália Correia, na Fajã de Baixo, 11 oradores, pretende que o público que ali acorra, no dia 26 de Outubro, abra a sua mente a dimensões talvez nunca antes contempladas, sugere ainda a organização do evento.
“Sempre com o foco no melhor para nos cumprirmos enquanto homens e mulheres”, acrescenta.
Com apresentação da açoriana Gabriela Silva (ilha das Flores), o Congresso abre os trabalhos com a intervenção de uma jovem psicóloga florentina a viver em Ponta Delgada com um meritório trabalho junto da população mais velha.
Trata-se de Carmen da Silva Pereira, cuja palestra tem por tema, “Estimulação Cognitiva da Pessoa Idosa”.
Segue-se outra psicóloga, vinda de terras de Vera Cruz e que vive em Portugal há já 18 anos.
Claudia Sanson, vai certamente partilhar um emocionante testemunho acerca da forma como tem lidado com o seu processo de cancro, marcado por 3 cirurgias e vários tratamentos de quimio e radioterapia. Percorrer todo este caminho em coerência é a proposta que a Claudia irá trazer.
“Sabia que as constelações familiares aceleram o processo de cura da dinâmica familiar? Quem vai falar sobre este assunto é Joaquim Parra Marujo, terapeuta da alma há mais de 30 anos, com trabalho reconhecido no nosso país, mas também além fronteiras”, segundo a organização, informando que quem quiser assistir ao vivo ao trabalho deste terapeuta, no dia anterior ao Congresso, ou seja, sexta feira, dia 25 de Outubro, das 18.30h às 21.30h, haverá workshop de Constelações Familiares no Centro Natália Correia.
A organização diz ainda que o Reiki tem vindo a ser cada vez mais falado e, integrado nas nossas vidas, “de tal forma que já se aplica Reiki nos hospitais e os seus efeitos são inquestionáveis”.
A Clarisse Ferreira, mestre de Reiki há mais de 20 anos, vai falar sobre este tema: “O Poder do Reiki através da Medicina”.
Para fechar a parte da manhã, sobe ao palco Carmela Pedalino, médica pediatra e homeopata.
Atende em São Paulo e Lisboa e traz uma palestra “numa altura das nossas vidas em que o artificial ganha terreno, alertando-nos para os perigos do plástico que se faz presente em praticamente tudo o que tocamos”.
A parte da tarde abre com a intervenção de Emília Pinheiro, “um nome inquestionável no panorama mundial quando se fala na “Dieta Pelo Tipo Sanguíneo”.
Emília Pinheiro nasceu na ilha Terceira há 71 anos, tendo saído dos Açores ainda bebé. Agora, volta pela primeira vez ao arquipélago, “experimentando uma grande alegria pela possibilidade de partilhar este momento com os açorianos. A sua palestra tem por tema: “A Co-Relação entre Tipos Sanguíneos e Susceptibilidades ao Cancro”.
“Todos os que quiserem saber mais sobre Dieta Pelo Tipo Sanguíneo terão a oportunidade de frequentar um workshop que a Dra. Emília irá facilitar no domingo dia 27 de Outubro das 14.30h às 19h também no Centro Natália Correia na Fajã de Baixo”, diz a organização.
Outra oradora é Rosário Ferreirinho, esteticista e cosmetologista, é uma apaixonada pela saúde e vem falar sobre como a fisiognomia pode dizer tanto sobre cada um de nós.
“É tempo de falarmos de um palestrante singular. TonTon é autista tem doutoramento em Ciências da Saúde e vem falar sobre um tema extremamente interessante: Como hackear o corpo para ter mais saúde, energia e longevidade”, segundo o programa.
E acrescenta: “Sabia que as nossas casas também podem adoecer? Sim, é verdade! Os espaços físicos que nos acolhem refletem ambientes harmoniosos ou, pelo contrário mostram como a energia pode estar estagnada o que só vai atrapalhar a vida de quem vive naquele espaço físico. A Inês Franco é consultora de Feng Shui e a sua palestra é um verdadeiro manancial de sugestões para que possamos fazer a leitura correta de uma casa saudável”.
A penúltima palestrante é uma filha da terra. Trata-se de Susana Cabral, professora de matemática em Ponta Delgada, uma mulher que acredita profundamente no poder do amor.
A sua palestra tem por tema: “Da Mente ao Coração”.
Nascido e criado em São Miguel, assim é o último dos palestrantes, Pedro Soares. Mas esse tanto resume-se a uma só palavra.
“Das muitas facetas que se lhe conhecem a de numerólogo é só uma delas. E é com a Numerologia que nos vai brindar no fecho deste evento, falando do ano que se avizinha: 2025. Razões de sobra para São Miguel aplaudir um evento que escolheu esta cidade para trazer à luz do dia orientações que tanto nos podem dar para acedermos a níveis de consciência cada vez mais elevados”, convida a organização.
Durante o Congresso, as Edições Mahatma vão estar presentes no Centro Natália Correia, disponibilizando as obras de todos estes palestrantes.
Os ingressos estão disponíveis na Casa do Povo da Fajã de Baixo e o valor simbólico de cada ingresso (5 euros) reverterá na totalidade para o lar da terceira idade da Fajã de Baixo.