Edit Template

Filarmónica do Faial da Terra apresenta concerto “130 anos de história – Um legado musical”

“130 anos de história – Um legado musical” será o concerto que irá encerrar as comemorações dos 130 anos da Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus do Faial da Terra. No dia 5 de Outubro, pelas 17h na Igreja de Nossa Senhora da Graça, no Faial da Terra, irá apresentar um projecto único, que contará com a presença do Coral de São José e do maestro convidado Valter Palma.
Segundo o comunicado, tendo em mente o papel “preponderante que esta instituição tem tido na dinamização de eventos culturais na freguesia do Faial da Terra”, mas também o compromisso da formação musical dos jovens da freguesia, surge este projecto que é constituído por duas fases: estágio na primeira fase e irá culminar com o concerto, na segunda fase.
Nesta primeira fase, a banda tem um estágio para orquestra de sopros e percussão, repartida por duas semanas diferentes, e ministrado pelo maestro convidado Valter Palma, que apresenta um currículo bastante completo a nível de formação e de direcção. Este facto é uma mais valia para o desenvolvimento/aprendizagem dos músicos desta instituição.
A segunda fase deste projecto é o concerto que encerra as comemorações e que aborda o legado musical da Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus. Para isso, este concerto contará com a presença do Coral de São José, Ponta Delgada, que irá actuar na segunda parte do concerto.
A escolha do Coral para fazer parte destas comemorações, passou por trazer um outro tipo de trabalho musical, 14 anos após terem apresentado o concerto “MISSA PRO PACE”, que percorreu as várias freguesias do concelho da Povoação. Este “é um passo de grande importância na vida desta filarmónica, pois o Coral de São José é um coro de renome a nível regional e nacional”.
Este projecto “130 anos de história – Um legado musical”, com direcção artística do maestro João Pedro Resendes, apresenta uma vertente pedagógica e uma vertente cultural, “ambas de extrema importância para esta instituição, mas também para a freguesia do Faial da Terra. Assim, no dia 5 de Outubro, todos os caminhos vão dar ao “Presépio da Ilha”, para um concerto memorável”, finaliza o comunicado.

Edit Template
Notícias Recentes
Turismo nos Açores já atingiu os 3 milhões de dormidas
Parceria estratégica entre Açores e Timor
Nuno Barata sai da liderança da IL e candidata-se Hugo Almeida
Governo e partidos com visões diferentes sobre o futuro das pescas
MiratecArts apresenta planos para a décima edição do Festival Cordas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores