Edit Template

Sofia Ribeiro faz balanço positivoda abertura do ano escolar

A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, fez um balanço do ano escolar, decorrido um mês do seu início.
A governante revela que, das 88 vagas registadas após a primeira lista de colocações de docentes para o arranque do ano escolar, “apenas duas vagas continuam a concurso, estando as restantes situações resolvidas”.
“Atualmente, estão identificadas 323 necessidades, decorrentes de situações como ausências, não aceitações e mobilidades, mas maioritariamente relativas a situações por doença. Destas, 247 foram providas com recurso ao concurso centralizado de colocação docente”, salienta.
A titular da pasta da Educação avançou ainda que 212 docentes estão de baixa médica.
Relativamente ao pessoal da ação educativa, Sofia Ribeiro explicou que estão a ser colocados assistentes operacionais ao abrigo de programas de emprego “para suprir 217 situações de ausência, relacionadas, em grande parte, com baixas por doença”.
Para além disso, “foram colocados 107 coadjuvantes”, através de um apoio extraordinário às famílias de crianças com elevado grau de deficiência.
Sofia Ribeiro recordou que, durante os quatro anos de mandato do Governo de coligação, foram colocados em quadro mais de 700 docentes e cerca de 600 trabalhadores da ação educativa.
No que respeita aos manuais digitais, a governante explica que “apenas em duas escolas” as licenças não foram ainda entregues aos alunos, o que se deveu ao “arranque tardio dos procedimentos de aquisição”.
“O chumbo no Orçamento de 2024 dificultou as aquisições de serviços e de equipamentos. Como o novo Orçamento foi publicado apenas em julho, e como a tramitação obedece a procedimentos administrativos que não podem ser dispensados, registaram-se demoras em alguns processos”, reconheceu.

Edit Template
Notícias Recentes
Comissão Europeia aprova candidatura dos Açores a Centro Vocacional de Excelência
Arranca primeira formação para jornalistas
Pedro Nascimento Cabral destaca “resiliência e dedicação ao serviço público”
Táxis dos Açores já podem voltar a ostentar cores verde e preto
Taxa de desemprego nos Açores caiu para 5,6% em 2024, abaixo das perspectivas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores