Edit Template

Governo da República vai transferir para o HDES 20 milhões de euros

O Governo da República vai transferir, a “título de adiantamento”, 20 milhões de euros para a reabilitação do hospital de Ponta Delgada, que ardeu em Maio, anunciou o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.
Segundo o chefe do executivo açoriano, esta transferência foi aprovada quarta-feira em Conselho de Ministros e será concretizada até final de Outubro.
“Finalmente a força da razão autonómica prevaleceu e o sentido de responsabilidade do Estado, igualmente com o atual primeiro-ministro a fazer prevalecer os pagamentos que constrangiam, obviamente, o funcionamento financeiro da autonomia”, afirmou o governante, citado em nota de imprensa.
José Manuel Bolieiro adiantou que o Conselho de Ministros aprovou uma resolução na qual autoriza a transferência de 20 milhões de euros, no âmbito da comparticipação do Governo da República, para a reabilitação do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), no montante de 85% do total das despesas.
O presidente do Governo dos Açores frisou ainda na nota que a reabilitação do HDES “é um exemplo claro da ‘corresponsabilização’ entre o Governo Regional e o Governo da República, que, em conjunto, garantem a operacionalização do edifício existente da forma mais eficiente e célere”.
Na conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, afirmou que estes 20 milhões de euros são “um adiantamento para apoiar o Governo Regional a fazer face a uma catástrofe que assolou a região e em que a solidariedade nacional justifica plenamente este apoio e este adiantamento”.

Edit Template
Notícias Recentes
Há 65 casas de luxo para venda em S. Miguel e com grande procura
Empresários de S. Miguel criticam governo por falta de medidas na área económica
Deputado do Chega Miguel Arruda constituído arguido e partido quer explicações
Vasco Cordeiro condecorado pelo Presidente da República
700 pescadores açorianos vão receber 415 euros por paragem devido ao mau tempo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores