Edit Template

Governo da República vai transferir para o HDES 20 milhões de euros

O Governo da República vai transferir, a “título de adiantamento”, 20 milhões de euros para a reabilitação do hospital de Ponta Delgada, que ardeu em Maio, anunciou o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.
Segundo o chefe do executivo açoriano, esta transferência foi aprovada quarta-feira em Conselho de Ministros e será concretizada até final de Outubro.
“Finalmente a força da razão autonómica prevaleceu e o sentido de responsabilidade do Estado, igualmente com o atual primeiro-ministro a fazer prevalecer os pagamentos que constrangiam, obviamente, o funcionamento financeiro da autonomia”, afirmou o governante, citado em nota de imprensa.
José Manuel Bolieiro adiantou que o Conselho de Ministros aprovou uma resolução na qual autoriza a transferência de 20 milhões de euros, no âmbito da comparticipação do Governo da República, para a reabilitação do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), no montante de 85% do total das despesas.
O presidente do Governo dos Açores frisou ainda na nota que a reabilitação do HDES “é um exemplo claro da ‘corresponsabilização’ entre o Governo Regional e o Governo da República, que, em conjunto, garantem a operacionalização do edifício existente da forma mais eficiente e célere”.
Na conferência de imprensa realizada no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, afirmou que estes 20 milhões de euros são “um adiantamento para apoiar o Governo Regional a fazer face a uma catástrofe que assolou a região e em que a solidariedade nacional justifica plenamente este apoio e este adiantamento”.

Edit Template
Notícias Recentes
CIBIO-Açores organiza 8ª edição do BIOLISLE Spring Seminar a 29 e 30 de Abril
Câmara de Ponta Delgada lança concurso para beneficiação de dois troços nos Mosteiros
Praia da Vitória organiza III Feira do Empreendedorismo Artesanal entre 30 de Abril e 4 de Maio
Apagão no país afecta voos da Azores Airlines
“Movimento Ponta Delgada para Todos” questiona a terceira data aponta da para a reabertura do Mercado da Graça
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores