O líder parlamentar do PSD/Açores afirmou que a transferência de 45 milhões de euros para a Região, no âmbito das obras já efetuadas de reparação dos estragos do Furacão Lorenzo, demonstra que o Governo da República da AD – Aliança Democrática “cumpre em seis meses o que o PS recusou durante anos”.
João Bruto da Costa salientou, no dia em que se assinalam, precisamente, cinco anos da passagem Furacão Lorenzo pelos Açores, que “esta é a prova inequívoca do compromisso de Luís Montenegro e deste Governo da República para com as necessidades dos Açores, sendo uma concretização da imprescindível solidariedade nacional”.
“Agora sim, a República cumpre com os Açores e com os açorianos, graças a um governo liderado pelo PSD. Para trás ficam anos de promessas não cumpridas dos governos socialistas, com Pedro Nuno Santos como ministro e a cumplicidade do deputado Francisco César, que chegou a ter o desplante de negar qualquer dívida da República”, disse.
O líder da bancada social-democrata lembrou que “o Governo da República do Partido Socialista asfixiou financeiramente a Região, ao não transferir a verbas em dívida, entre 2021 e 2023”.
“Apesar dos sucessivos incumprimentos do anterior executivo socialista da República, o Governo dos Açores, sob a liderança de José Manuel Bolieiro, assumiu como prioritária a reconstrução do Porto das Lajes das Flores, avançando em tempo recorde com a obra de proteção de emergência da nova ponte cais, essencial para assegurar o abastecimento da ilha das Flores”.
Segundo João Bruto da Costa, “ao contrário dos socialistas de cá e de lá, o PSD/Açores sempre concentrou os seus esforços no avanço das obras necessárias para ultrapassar os prejuízos do furacão Lorenzo, assim como receber os montantes devidos para compensar a recuperação dos estragos”.
“O PSD assumiu sempre a defesa intransigente dos interesses dos Açores e dos açorianos, quer na Assembleia Legislativa e junto do Governo Regional, quer na Assembleia da República. Ou seja, o PSD fez tudo o que estava ao seu alcance para defender os Açores, enquanto o PS tudo fez para prejudicar a Região neste processo”, frisou. Além do montante de 45 milhões de euros, a transferir para a Região até ao final do ano, o Governo da República da AD – Aliança Democrática decidiu também reforçar em 19 milhões de euros o montante disponível da candidatura da obra do Porto das Lajes das Flores a fundos comunitários.