Edit Template

Governo nomeia médica Paula Macedo para Presidente do HDES

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, comunicou à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a indigitação da Dra. Maria Paula Raposo Fonseca Macedo Paz Ferreira para futura Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada E.P.E.R., sucedendo à Dra. Manuela Gomes de Menezes, a quem, aliás, agradeceu a missão cumprida.
A Dra. Paula Macedo é licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, possui Pós-Graduação em “Medical Response to Major Incidents”, tendo sido, até à presente data, Diretora Clínica, representante dos Serviços Clínicos da Comissão de Catástrofe e Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna do HDES, entre outras notas curriculares.
Foi, aliás, ainda responsável pela Formação Geral e Específica no Serviço de Medicina e pela Consultadoria Interna do Serviço de medicina Interna a todas as especialidades médicas, médico-cirúrgicas e cirúrgicas do HDES, onde também foi diretora do Serviço de Urgência, entre 2015 e 2016, e Chefe da Equipa do Serviço de Urgência, entre 2013 e 2018.
“A escolha da Dra. Paula Macedo, para esta nova fase de administração do HDES, baseia-se no seu perfil clínico e na sua reconhecida competência profissional”, lê-se numa nota do governo.
“A Presidente indigitada é a pessoa indicada para, como pretende o Governo, afirmar, nesta fase, a prioridade clínica para fazer face à crise na assistência clínica, após o incêndio e evacuação total dos doentes do HDES, e ainda, para concretizar as grandes opções de funcionalidade do hospital novo, no HDES, tudo em estreita articulação com o Governo dos Açores, de modo a assegurar a estabilidade e a confiança necessárias na qualidade dos cuidados de saúde prestados à população”, adianta a nota governamental.
“Nesta nova fase do HDES, de renovação e recuperação, na sequência do incêndio ocorrido no passado mês de maio, o princípio orientador será “tudo pela segurança, nada com precipitação”, procurando garantir-se que as decisões e ações são tomadas com a devida prudência e sempre em prol da segurança dos utentes e profissionais de saúde”, acrescenta.
“A prioridade é, sem dúvida, a gestão clínica, que presidirá a todas as escolhas”, sublinha o governo.
O Governo dos Açores diz que continuará a trabalhar para garantir a estabilidade funcional do HDES, não apenas durante esta fase de recuperação, mas também assegurando a importância estratégica do seu funcionamento futuro, agora sob a liderança da Presidente indigitada para o Conselho de Administração do HDES – será priorizado o prosseguimento de uma gestão eficaz, que preserve a continuidade dos cuidados de saúde com qualidade e eficiência, focada no bem-estar da população açoriana.
“A mudança no HDES, imposta pelo incêndio, é feita agora em função de prioridade do perfil clínico, para todas as decisões, relativas ao presente e futuro do hospital novo, que nesta fase mais imediata e transitória envolve a implementação do hospital modular, mas também a aposta inequívoca na funcionalidade do futuro hospital novo, nas instalações do velho hospital a adaptar em função do futuro. Por via dessa opção e apenas por ela se opta pela mudança”, acrescenta ainda anota.
José Manuel Bolieiro aproveita ainda para, “com sentido de justiça e de oportunidade, manifestar um profundo reconhecimento à Presidente do Conselho de Administração, Dra. Manuela Gomes de Menezes, pelo seu trabalho incansável durante um período marcado por dificuldades acrescidas e imprevistas. O governante lembra o compromisso e profissionalismo com que a própria conduziu o HDES em momentos de grande dificuldade, deixando um agradecimento sincero pelo contributo inestimável ao serviço de todos os açorianos”.
“A Dra. Manuela Gomes de Menezes revelou dedicação e capacidades que justificam reconhecimento e gratidão. Capacidades que confirmaram a confiança que lhe foi depositada”, sustenta o governante na nota divulgada pelo executivo regional.

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores