A cidade do Porto e a ilha Terceira vão ser promovidas em conjunto no mercado dos Estados Unidos.
O pacote turístico foi apresentado ontem e oferece “cidades património da UNESCO que a liberdade une”.
A ideia da promoção conjunta surgiu na Global Exploration Summit (Glex), que este ano aconteceu em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, e na cidade do Porto.
Ambas são património mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e, além disto, partilham o papel que tiveram na guerra civil entre liberais e absolutistas em Portugal, a gastronomia e o vinho.
“Sentimos que aquilo que nos unia historicamente era muito e que existia um potencial muito grande aqui que podia ser explorado como um produto turístico diferenciador, único nos Açores. É a primeira vez que se faz a estruturação de um produto desta forma e tentando alavancar dois destinos, combinando aquilo que eles têm de melhor”, afirmou o presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), Marcos Couto, numa conferência de imprensa, na Aerogare Civil das Lajes.
A associação empresarial e a autarquia decidiram, então, criar um roteiro destinado aos “turistas que não procuram o banal” e que querem conhecer a história das duas cidades, visando diminuir a sazonalidade do turismo e consolidar o mercado norte-americano nos Açores e no Porto.
“Temos o mesmo desafio que é colmatar a sazonalidade. Apesar de neste momento o mercado norte-americano ser o segundo mercado da cidade do Porto, nós queremos de facto consolidar. Nós procuramos a atração de mercados com elevado poder de compra e os Estados Unidos são sem dúvida aquele mercado que queremos consolidar”, referiu a vereadora do turismo da Câmara Municipal do Porto, Catarina Santos Cunha, durante a referida conferência de imprensa.