Edit Template

Jantar Rotas Insulana de Navegação regressa ao Balcony com viagem ao Tejo

O jantar vínico Rotas Insulana de Navegação regressa ao BALCONY Restaurant, no Grand Hotel Açores Atlântico, na ilha de S. Miguel, com uma viagem enogastronómica, de ida e volta, ao rio Tejo, no dia 2 de Novembro.
Nesta sétima edição, o chef José Gala assina um menu exclusivo, com cinco momentos de degustação com harmonização de vinhos, orientados pelo chefe de sala Acácio Oliveira, em parceria com a Quinta de Chocapalha.
Inspirados nas histórias e tradições da Empresa Insulana de Navegação, o chef José Gala e o chefe de sala Acácio Oliveira contam como é a “Viagem de ida e volta ao rio Tejo”, através de um menu que se pretende ser um misto de recordações e emoções com tradição, um resgate de algumas temáticas que integram a identidade e a cultura dos autores.
“Dizem os mais antigos que quem não tem História não tem cultura e, à semelhança de outras Rotas, também esta foi criada para nos fazer refletir, através de um menu pleno de identidade, de investigação, de produto, de sabor, de técnica e de surpresas, em que a comida comunica e cada elemento tem um contexto específico. Uma viagem que se quer de conforto, requinte, serviço, arrojo e inovação a que juntamos os vinhos, elementos que prometem criar memórias que perduram no palato de quem nos acompanha nesta rota de ida e volta rio acima, sem sair de São Miguel”, começa por explicar o chef José Gala.
“Uma viagem de regresso às minhas origens. Um menu que vai “beber” inspiração na rica história das margens do rio Tejo, onde cresci, de Lisboa e da região saloia que, durante muitos séculos, abasteceu a capital com todo o tipo de produtos frescos, e onde se situa o produtor de vinhos que integra este menu”, acrescenta.
As sugestões apresentadas nesta sétima edição prometem surpreender os paladares mais exigentes. “Iniciamos o menu com ostras, lembrando os mais esquecidos de que, até meados dos anos 70, o Tejo era um importante banco exportador deste molusco para toda a Europa. Em França, onde são bastante apreciadas, ainda hoje são recordadas como “Les Portugaises”, continua.
O segundo momento leva os “viajantes” ao estuário do rio: sopa de peixe seco com algas, salicórnias do sapal e caviar beluga, numa abordagem às salinas e a uma técnica milenar de conservação, a secagem.
Segue-se um terceiro momento, dedicado à cidade de Lisboa, num prato com apontamentos que lembram as festas dos Santos Populares – robalo de linha grelhado, pimentos assados de fumo, cebola roxa curtida, batata olho de perdiz, berbigão e ovas de sardinha.
A viagem continua rio acima, em direção à região saloia, com codorniz frita recheada com foie gras, puré de alho, pão saloio e vinagre Moura Alves.
O quarto momento ruma ao arroz das lezírias ribatejanas e à serra de Monte Junto, onde se situa a Quinta de Chocapalha.
“Preparámos uma sugestão com sabores das nossas raízes e origens, ervas da serra e coelho, num prato de muito conforto e tradição”, continua o chef.
Já no regresso, o último momento será marcado por um misto de outono e sabores conventuais de Odivelas e dos Açores: castanha assada gelada e fumada, marmelada de cortar e trouxa de ovos de 1903.
A seleção de vinhos do jantar fica, uma vez mais, a cargo do chefe de sala Acácio Oliveira, reconhecido pela mestria em harmonizações de vinhos nestes momentos de degustação.
“Estabelecemos imediatamente uma grande relação com a Quinta de Chocapalha – pelos valores em comum com a nossa empresa: tradição familiar, preocupação com a sustentabilidade, respeito pela natureza e construção de valor para novas gerações, sempre com o objetivo de alcançar a excelência em tudo o que se produz”, começa por explicar Acácio Oliveira para quem, o vinho selecionado reflete “a frescura marítima a fruta madura e suculenta que proporciona, em cada copo, uma experiência vinícola fantástica.”.
O embarque nesta viagem única de celebração e descoberta, com a hospitalidade 5 estrelas do Grand Hotel Açores Atlântico, da Bensaude Hotels Collection, tem início às 19h30, no dia 2 de novembro, e o valor de 85 euros/pessoa.

Edit Template
Notícias Recentes
“Cheque-Livro” para jovens em 12 entidades
Lançado Queijo de S. Jorge com 40 meses de cura
Prémio Literário Vitorino Nemésio apresentado hoje no Centro Municipal Natália Correia
“MSC Virtuosa” estreia hoje em P. Delgada e pernoita com mais de 4 mil visitantes
Cesteiros de Água de Pau homenageados em obra de arte pública de Urbano
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores