Edit Template

Polícia Municipal de Ponta Delgada com novos agentes

A Câmara Municipal de Ponta Delgada reforçou o efectivo da Polícia Municipal com 13 agentes para promover um patrulhamento de proximidade e aumentar o sentimento de segurança da população.
Pedro Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, destacou a importância deste reforço de efectivos da Polícia Municipal, que concluíram a formação teórica e iniciam agora um período de formação prática para concluir a formação da Polícia Municipal.
“A entrada destes novos elementos representa uma nova era na Polícia Municipal. Ponta Delgada é uma cidade que tem crescido nos últimos anos, que se tem expandido, com mais pessoas a viver e a trabalhar. Temos uma população flutuante muito grande e precisamos de responder aos desafios que o crescimento da cidade impõe”, anunciou o Presidente da Câmara Municipal.
Pedro Nascimento Cabral revelou que a entrada dos novos elementos vai permitir “dentro daquilo que são as competências da Polícia Municipal uma maior amplitude de cobertura”, em articulação com a PSP, para aumentar o sentimento de segurança.
“A Polícia Municipal tem uma função muito importante na dissuasão de ilícitos criminais e comportamentos ilícitos de ordenação social, pois a sua presença faz com que haja um respeito acrescido a todos os deveres que os cidadãos têm de cumprir”, indicou.
O autarca esclareceu que a Polícia Municipal trabalha em estreita ligação com a Polícia de Segurança Pública (PSP), mas não tem competências de órgão de investigação criminal.
“A Câmara Municipal está apostada em promover o sentimento de segurança das pessoas e em dissuadir, com a sua presença nos espaços públicos, actos ilícitos no concelho de Ponta Delgada”, frisou, lembrando algumas das reivindicações do Município de Ponta Delgada no que concerne à Segurança.
“E eu próprio me dirigi, em carta, ao Ministério da Administração Interna a dar conta das dificuldades relacionadas com a nossa segurança colectiva, designadamente a solicitar mais agentes da PSP para o concelho e a protestar contra o fecho durante a noite da esquadra de Ponta Delgada, principal esquadra dos Açores”, apontou, que “recentemente, com a Câmara do Funchal, demos nota pessoalmente, da nossa realidade, à Senhora Ministra da Administração Interna, numa reunião, em Lisboa, em que apelamos ao reforço do número de agentes da Polícia de Segurança Pública em Ponta Delgada”.
Recorde-se que a área de competência da Polícia Municipal, criada em 2010, em termos territoriais coincide com a área do município, exercendo funções de polícia administrativa. Na prossecução das suas atribuições próprias, tem competência para acções de polícia ambiental; de polícia mortuária de garantia do cumprimento das leis e regulamentos que envolvam competências municipais de fiscalização.
Na aplicação efectiva das decisões das autoridades municipais compete-lhe a fiscalização do cumprimento das suas normas regulamentares municipais; fiscalização do cumprimento das normas de âmbito nacional ou regional cuja competência de aplicação ou de fiscalização caiba ao município; fiscalização de trânsito e estacionamento.

Edit Template
Notícias Recentes
“Cheque-Livro” para jovens em 12 entidades
Lançado Queijo de S. Jorge com 40 meses de cura
Prémio Literário Vitorino Nemésio apresentado hoje no Centro Municipal Natália Correia
“MSC Virtuosa” estreia hoje em P. Delgada e pernoita com mais de 4 mil visitantes
Cesteiros de Água de Pau homenageados em obra de arte pública de Urbano
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores