Edit Template

CGD reduz serviços em várias ilhas

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a transformar dezenas de agências que ofereciam todos os serviços, nomeadamente a possibilidade de levantar e depositar dinheiro aos balcões, em espaços mais pequenos e de menor oferta bancária.
O alerta para “a degradação do serviço público bancário” é feito pela Comissão de Trabalhadores (CT) da CGD, que, em declarações ao PÚBLICO, disse ter conhecimento de mais de 40 agências, incluindo nas ilhas.
De acordo com a informação disponibilizada pela Comissão de Trabalhadores (CT), nos Açores há ao todo sete casos de “amputação de serviços”, onde se incluem três na ilha de S. Miguel (Nordeste, Lagoa e Povoação), um na ilha das Flores e outro na ilha de São Jorge”.
A presidente da Câmara de Lajes do Pico, Ana Brum, admite que a decisão tem “um impacto extremamente negativo”, representando “a total falta de consideração pelos concelhos e comunidades mais envelhecidas”.
Na ilha do Pico, por exemplo, de três agências existentes, apenas uma ficará com oferta completa, a da Madalena, com a de São Roque e Lajes do Pico a perderem o serviço de tesouraria prestado por funcionários.
Na base da actual estratégia da CGD está, segundo a CT, a falta de recursos humanos – pela elevada saída de trabalhadores nos últimos anos e falta de capacidade para atrair novos —, alegando que o atendimento presencial situa-se, actualmente, “num patamar crítico e próximo da ruptura”.
Ao PÚBLICO, a CGD diz que “é um dos bancos com o maior número de agências, gabinetes de empresas e espaços Caixa, 512 no total, e não tem registado nos anos mais recentes, nem estão previstos encerramentos de agências em 2024 ou em 2025”.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo diz não haver imóveis “inactivos” no parque habitacionalregional em São Miguel, encontrando-se 1.221 habitações ocupadas
Estratégia comercial da Azores Airlines resulta em“prejuízos financeiros para a companhia e passageiros que não dormem, nem gastam dinheiro nos Açores”
Preço das casas em Ponta Delgada sobe 11,6% em Dezembro
Visitas Pastorais da Diocese de Angra querem revitalizar comunidades e reforçar estruturas sinodais
Autarquia da Horta vai encontrar terreno e criar regras para horta comunitária com prioridade social
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores