Ginetes e Vila Franca do Campo, as minhas Terras de Amor.
Ponta Delgada, 21 de outubro de 2024,
Emanuel Oliveira Medeiros
Há muitas formas de “mundanismo”
Não ouço nem leio artigos de supostas porta-vozes de dioceses, seja de onde for. O dinheiro do culto, dos paroquianos, ou até benfeitores, deve ter outro melhor destino.
Tenho ouvido com muita atenção o Papa Francisco. É preciso dar atenção à sua Autoridade Doutrinal, como Vigário de Cristo na Terra. Há muitas formas de “mundanismo”.
Ponta Delgada, 21 de outubro de 2024,
Emanuel Oliveira Medeiros
Na Oração, A Fé Pura, até Sempre
Bento XVI
Na Oração com Deus encontrei um Génio, Bento XVI, profundamente humilde, na sua Total Entrega a Deus.
Senhor, meu Deus, o Tempo todo para ti, de modo direto ou aparentemente indireto. Todo o Tempo é pouco para Te Servir, para te Louvor. SENHOR, nosso Deus, Tu és o Senhor da Vida, o Senhor do Universo, o Senhor da História. Caminhar com Deus não diminui a nossa Autonomia e Liberdade, pelo contrária, aumenta-a, Só Quando, em Liberdade, e em Obediência, a nossa vontade, pessoal, coincide com a Vontade de Deus, somos verdadeiramente livres. Tudo tem falhado, e vai afundar, porque “o Homem voltou as costas a Deus”, como, de modo Sapiencial, Doutrinou o Genial Papa Bento XVI. Faço notar a publicação do livro póstumo de Bento XVI “O que é o Cristianismo. Quase um testamento espiritual” (1º edição, maio de 2023, Lucerna). No final do Prefácio do livro escreveu Bento XVI, no ano da sua morte (faleceu a 31 de dezembro de 2022):
“Este volume, que recolhe os textos que compus no Mosteiro Mater Ecclesiae, deve ser publicado depois da minha morte. Confiei a sua coordenação ao Doutor Elio Guerriero, que escreveu uma biografia minha em língua italiana e que reconheço pela sua competência teológica. Por isso lhe confio com todo o prazer esta minha última obra.
Bento XVI
Mosteiro Mater Ecclesiae
1 de maio de 2022, festividade de São José”.
Ponta Delgada, 19 de outubro de 2024
Emanuel Oliveira Medeiros
Bento XVI, A Humildade de um Génio, que nunca quis, por si, seguir para Roma (sempre amou a Verdade). O seu Lema sempre foi “Colaborador da Verdade”. Nunca teve a doença letal do carreirismo e quando renunciou referiu aos Cardeais como “Padres Cardeais”, que onde está a Raiz da Essência. Bento XVI é uma Luz que brilha e continuará a guiar o mundo e a Igreja com o seu Exemplo e a sua Obra Monumental, só comparável a S. Tomás de Aquino, Autor do Hino, Letra e Música, do Santíssimo Sacramento. Tantum Ergo Sacramentum.
Em busca da Sabedoria
Na vida temos tantos educadores e professores. Falamos na Escola, no ensino, no aprender, desaprender, etc., em busca da sabedoria. Destaco aqui as afirmações de um Grande Professor e Escritor, Vergílio Ferreira, que escreve o seguinte, no seu último livro, “Pensar”: “Levei quarenta anos a explicar coisas aos alunos. Ficou-me assim o vício de explicar, mesmo o inexplicável. Precisava agora de outros quarenta anos para desaprender a explicação do que expliquei.” (Ferreira, Vergílio, (1992). Pensar. Lisboa: Bertrand Editora, p. 178.(1ª edição). Afirmação profunda, que constitui matéria para meditar, para pensar e escrever, em humildade e profundidade. Saber pôr em causa exige muita Sabedoria.
Ponta Delgada, 18 de outubro de 2021,
Emanuel Oliveira Medeiros
OBRIGADO, MUITO, uma Santa Noite.
Aprendemos com os Grandes Papas – e os Santos -, que a Oração Fortalece e Esclarece a Ação. O Discernimento é Sinal de Sapiência
Neste dia, nesta Hora, as minhas Orações vão para todos os doentes, estejam onde estiverem. Acabei de chegar a casa, do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores.
Obrigado a todos/as, Médicos/as, Enfermeiros/as, Técnicos, Auxiliares, Pessoal de Limpeza, pessoal no Balcão de Atendimento, etc. etc, etc.
Tenho repetido, e irei continuar a Repetir. TODOS SOMOS POUCOS PARA FAZER DO HOSPITAL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO (HDES), UM HOSPITAL DE EXCELÊNCIA E DE REFERÊNCIA, COM SERVIÇOS HUMANOS E HUMANIZADOS. É Preciso pensar no Primado da Pessoa, na Ciência da Pessoa, desde o acolhimento, ao tratamento, em dar seguimento às informações que colhem dos Familiares, da maior importância para um Conhecimento capaz de cuidados de Saúde adequados à Pessoa do Doente, que, antes, e sempre, é Pessoa, na sua intrínseca Dignidade.
Nesta já madrugada avançada quero agradecer a duas Médicas e nelas, neste momento, a todos/as os Médicos/as que têm Cuidado da minha e nossa amada Mãe, Leontina Maria Oliveira Medeiros, Dra. Ana Cordeiro e Dra. Isabel Borges. Bem-Hajam, como Pessoas e como Médicas. À Dra. Ana Cordeiro um reconhecimento desde que acompanhou a minha e nossa amada Mãe, no internamento, no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), (03 a 10 de fevereiro de 2023. (Oportunamente irei referir-me aos/às vários/as Médicos/as. O Hospital do Divino Espírito Santo tem Profissionais muito competentes, mas estamos sempre no começo de fazer melhor, tendo como centro a Pessoa do Doente, do Paciência, que se não reduz a ser utente. A Linguagem diz da realidade como se concebe a vida humana. Desde a primeira hora (que tenciono relatar) me senti tocado pela Dimensão Humana da Dra. Ana Cordeiro, que se reflete no seu modo de Ser Médica, altamente qualificada (que ontem, uma vez mais, pude comprovar). Um/a Médico/a que escuta é um Médico/a que Cura.
Nesta Noite o meu Sacrário vai estar, de modo especial, nos Serviços de Observação (SO) do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) -. Lá estarei em Espírito, em Oração, pedindo a Deus as melhoras para a minha amada Mãe e para todos os doentes. Perante os resultados das análises e da informação Médica vim confiante, agradecendo e pedindo a Deus, o SENHOR da Vida, que esteja com a minha amada Mãe e com todos os doentes.
Não vim para casa sem saber de tudo, junto da Médica Responsável, Dra. Isabel Borges, depois de ter falado com a minha e nossa Mãe, rezado juntos e dar-lhe muitos beijos. Somos quatro filhos, filha e filhos, presentes e dedicados. O Amor vem do Berço.
Que O Deus da Vida cuide da minha e nossa amada Mãe e de todos os doentes.
Oportunamente, farei um Agradecimento mais detalhado.
Uma Santa Noite, para todos/as.
Ponta Delgada, Madrugada de 17 de outubro de 2023, 01:27, Hora dos Açores
Emanuel Oliveira Medeiros
Ainda mais depois do Incêndio no dia 04 de maio deste ano de 2024, devemos proferir, não a abreviatura (HDES) mas o Nome do Patrono do Hospital, que é Deus, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, Divino Espírito Santo. Hospital do Divino Espírito Santo.
Observação: Os textos aqui reproduzidos, alguns com certos apuramentos, acrescentamentos, ou enunciações, foram, inicialmente, publicados na minha Página do Facebook, mas guardam a sua originalidade e Autoria. A sua publicação, no Jornal, proporciona outro meio de difusão dos textos com conteúdos de vivências e de conhecimento, em singularidade e universalidade.
Emanuel Oliveira Medeiros*
Professor Universitário
Universidade dos Açores
- Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia da Educação
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas