Edit Template

Faial: Descobrir a História, Pensar o Futuro

Entre 6 e 22 de Novembro irá decorrer a quarta edição do seminário “Faial: Descobrir a História, Pensar o Futuro”, um programa de actividades abrangente, relacionadas com a história e o património, mas que procura também reflectir sobre os desafios do presente.
Organizado pela Associação de Turismo Sustentável do Faial e pela Horta Histórica, esta iniciativa integra conferências, mesas-redondas, cursos de história, visitas guiadas e actividades com escolas.
No ano em que se celebram os 50 anos da revolução de 25 de Abril, a Democracia será o tema central do programa. Ao longo de 3 semanas iremos descobrir e debater a forma como os conceitos de democracia e de participação foram evoluindo ao longo dos tempos, analisando acontecimentos históricos que marcaram a evolução dos sistemas políticos e filosóficos e que permitiram que hoje vivamos numa democracia.
Paralelamente a esta temática principal, iremos também explorar temas relacionados com projectos artísticos com a comunidade, literatura e património arqueológico subaquático.
A sessão de abertura, que contará com a presença de representantes do Governo Regional dos Açores e da Câmara Municipal da Horta, realizar-se-á no dia 6 de Novembro, no Auditório da Biblioteca Pública da Horta, pelas 18h00, com a mesa-redonda “Pensar a Democracia Hoje”, onde se irá discutir o papel da participação cívica na nossa democracia e a forma como os cidadãos sentem (ou não) o seu poder de intervenção nas tomadas de decisão. Temas como representatividade, participação, movimentos sociais, associativismo e democracia directa serão centrais a esta mesa-redonda, que contará com a participação de Ricardo Serrão Santos, José Carlos Mota e Paulo Vitorino Fontes.
Ainda na primeira semana, no dia 7 de Outubro, teremos a mesa-redonda “Memórias de Abril: o Faial antes, durante e depois de 1974”, onde Fernando Faria Ribeiro, José António Martins Goulart e Berta Tavares irão falar sobre como era a vida económica, social e política nos Açores antes de 1974 e sobre como foi viver as horas e os dias que se seguiram ao golpe de estado e à Revolução na ilha do Faial e na região.
No dia 8 será projectado o filme “Revolução (sem) Sangue”, que contará com a presença do realizador Rui Pedro Sousa.
Na segunda semana, entre 11 e 13 de Novembro, teremos o curso de História “Regimes e Revoluções na História de Portugal: o longo caminho rumo à Democracia”, ministrado por Tiago Simões da Silva, dirigido à população em geral.
No dia 15 de Novembro, José Miguel Sardica irá falar sobre António José de Ávila (Duque de Ávila e Bolama) e Manuel de Arriaga (primeiro Presidente da República Portuguesa), dois faialenses que deram contributos relevantes para a construção da Democracia em Portugal. No dia 16, Sardica irá também guiar um percurso pela cidade onde percorrerá os principais pontos ligados a António José de Ávila.
A última semana contará com eventos com cultura, criação artística, património cultural e turismo. No dia 18 de Novembro, Luiz Fagundes Duarte irá realizar uma conferência dedicada ao tema “A Horta na Literatura”, que aborda a presença da cidade da Horta em obras literárias, especialmente de autores com destaque nacional ou internacional. Dia 20 de Novembro, acontecerá uma conversa com António Pedro Lopes, Vânia Chagas e Pedro Lucas, agentes culturais que operam em várias ilhas do arquipélago e que têm procurado articular tradição e inovação na criação de projectos artísticos com a comunidade. No dia 22, a encerrar o seminário, realizaremos uma mesa-redonda dedicada ao património arqueológico subaquático da região e as formas como podemos valorizar este património como produto de turismo cultural.
Pretende-se que este programa seja um acontecimento plural e dinâmico, onde a sociedade civil encontra espaço para o debate aberto e para a troca de ideias com vista à criação de estratégias de desenvolvimento local.

Edit Template
Notícias Recentes
Frederico Sousa destaca programas municipais direcionados aos alunos da Escola Secundária da Lagoa
Preços de quartos para arrendar em Ponta Delgada subiram 10% no último ano
Subsidiária da CareSpace, Inc instala-se no Lab Invest nas Lajes do Pico
Açores lideram no consumo de drogas ilícitas e de sedativos sem prescrição médica
Franqueira Rodrigues reúne com Movimento SOS Monte Verde e reforça compromisso com defesa de activo natural e económico da Ribeira Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores