Edit Template

Faial: Descobrir a História, Pensar o Futuro

Entre 6 e 22 de Novembro irá decorrer a quarta edição do seminário “Faial: Descobrir a História, Pensar o Futuro”, um programa de actividades abrangente, relacionadas com a história e o património, mas que procura também reflectir sobre os desafios do presente.
Organizado pela Associação de Turismo Sustentável do Faial e pela Horta Histórica, esta iniciativa integra conferências, mesas-redondas, cursos de história, visitas guiadas e actividades com escolas.
No ano em que se celebram os 50 anos da revolução de 25 de Abril, a Democracia será o tema central do programa. Ao longo de 3 semanas iremos descobrir e debater a forma como os conceitos de democracia e de participação foram evoluindo ao longo dos tempos, analisando acontecimentos históricos que marcaram a evolução dos sistemas políticos e filosóficos e que permitiram que hoje vivamos numa democracia.
Paralelamente a esta temática principal, iremos também explorar temas relacionados com projectos artísticos com a comunidade, literatura e património arqueológico subaquático.
A sessão de abertura, que contará com a presença de representantes do Governo Regional dos Açores e da Câmara Municipal da Horta, realizar-se-á no dia 6 de Novembro, no Auditório da Biblioteca Pública da Horta, pelas 18h00, com a mesa-redonda “Pensar a Democracia Hoje”, onde se irá discutir o papel da participação cívica na nossa democracia e a forma como os cidadãos sentem (ou não) o seu poder de intervenção nas tomadas de decisão. Temas como representatividade, participação, movimentos sociais, associativismo e democracia directa serão centrais a esta mesa-redonda, que contará com a participação de Ricardo Serrão Santos, José Carlos Mota e Paulo Vitorino Fontes.
Ainda na primeira semana, no dia 7 de Outubro, teremos a mesa-redonda “Memórias de Abril: o Faial antes, durante e depois de 1974”, onde Fernando Faria Ribeiro, José António Martins Goulart e Berta Tavares irão falar sobre como era a vida económica, social e política nos Açores antes de 1974 e sobre como foi viver as horas e os dias que se seguiram ao golpe de estado e à Revolução na ilha do Faial e na região.
No dia 8 será projectado o filme “Revolução (sem) Sangue”, que contará com a presença do realizador Rui Pedro Sousa.
Na segunda semana, entre 11 e 13 de Novembro, teremos o curso de História “Regimes e Revoluções na História de Portugal: o longo caminho rumo à Democracia”, ministrado por Tiago Simões da Silva, dirigido à população em geral.
No dia 15 de Novembro, José Miguel Sardica irá falar sobre António José de Ávila (Duque de Ávila e Bolama) e Manuel de Arriaga (primeiro Presidente da República Portuguesa), dois faialenses que deram contributos relevantes para a construção da Democracia em Portugal. No dia 16, Sardica irá também guiar um percurso pela cidade onde percorrerá os principais pontos ligados a António José de Ávila.
A última semana contará com eventos com cultura, criação artística, património cultural e turismo. No dia 18 de Novembro, Luiz Fagundes Duarte irá realizar uma conferência dedicada ao tema “A Horta na Literatura”, que aborda a presença da cidade da Horta em obras literárias, especialmente de autores com destaque nacional ou internacional. Dia 20 de Novembro, acontecerá uma conversa com António Pedro Lopes, Vânia Chagas e Pedro Lucas, agentes culturais que operam em várias ilhas do arquipélago e que têm procurado articular tradição e inovação na criação de projectos artísticos com a comunidade. No dia 22, a encerrar o seminário, realizaremos uma mesa-redonda dedicada ao património arqueológico subaquático da região e as formas como podemos valorizar este património como produto de turismo cultural.
Pretende-se que este programa seja um acontecimento plural e dinâmico, onde a sociedade civil encontra espaço para o debate aberto e para a troca de ideias com vista à criação de estratégias de desenvolvimento local.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores