Os Açores estão e destaque no Festival Internacional de Filmes sobre o Clima.
As obras açorianas encontram-se integradas na programação da primeira edição do Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico (FIAC), a decorrer na cidade da Praia, em Cabo Verde, de 1 a 9 de Novembro. O documentário “Proteger o Mar dos Açores: O Futuro é Agora” está entre os nomeados para o prémio do festival.
O filme ilustra o processo até à aprovação do diploma que prevê a protecção de 30% do Mar dos Açores até 2030, tornando os Açores nos detentores da maior Área Marinha Protegida de toda a Europa. No documentário são ouvidos alguns dos intervenientes no processo, entre eles o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, investigadores da Universidade dos Açores, pescadores e empresários ligados a actividades marítimas.
A programação do dia 8 de Novembro é dedicada ao arquipélago, com a presença de Jorge Bruno, Presidente do Cine-Clube da Ilha Terceira, que irá participar numa tertúlia sobre cinema e clima. Segue-se a exibição do filme “O Tempo Escrito nas Nuvens”, de Paulo Henrique Silva, um documentário sobre a forma como os habitantes do Pico aprenderam a prever o tempo mesmo antes de serem feitas previsões meteorológicas.
Para além da exibição dos filmes, a programação do festival inclui outras actividades que visam ilustrar o papel do cinema como veículo de sensibilização para as causas ambientais. A organização sublinha a forte componente educativa do festival, incluindo um itinerário pelas escolas para visualização das obras e fomento do diálogo em torno dos assuntos que abordam.
Ao longo destes 9 dias, cineastas, profissionais do cinema e audiovisual, professores, alunos e comunidade em geral juntam-se para ver as obras, trocar experiências e falar sobre as soluções para os desafios ambientais com que as ilhas do Atlântico se deparam, abordando temas como a sustentabilidade, o aquecimento global e a economia circular.
O festival é organizado pela ACACV – Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde e conta com o patrocínio oficial da Câmara Municipal da Praia e do alto patrocínio da Presidência da República de Cabo Verde.