Edit Template

PAN-Açores critica medida da Secretaria do Ambiente

O PAN/Açores manifestou a sua “profunda indignação” e condena a decisão da Secretaria do Ambiente e Acção Climática de excluir as associações ambientais do processo de revisão do novo Plano Regional para as Alterações Climáticas, considerando que esta decisão configura um retrocesso, sem prejuízo de levantar sérias dúvidas sobre a transparência e integridade do mesmo ao limitar a participação a entidades ligadas ao Executivo.
“As alterações climáticas são o maior desafio da nossa sociedade. Prova disto são os recentes fenómenos extremos que têm assolado toda a Europa. Por conseguinte, a Região – que também tem sido fustigada pelas alterações climáticas – tem procurado identificar problemas relativos às alterações ambientais e soluções para mitigação destas, vertidas em documentos com diretrizes políticas, como é o caso do PRAC”, afirma o PAN..
Para o PAN/Açores “é importante que todos os interesses, sobretudo os da sociedade civil, estejam devidamente representados como forma de serem alcançadas soluções eficazes e haver comprometimento de todas as partes nesta batalha contra a emergência climática. No entanto, excluir as associações ambientais é excluir a sociedade civil desta Comissão, com poder para emitir pareceres vinculativos. O principal visado – o ambiente, fica sem representatividade nesta Comissão”.
“Esta atitude é mais um reflexo da negligência a que o ambiente tem sido sujeito nestes quatro anos de governação “AD”, com baixas taxas de execução orçamental e políticas que contrariam os princípios de conservação e sustentabilidade”, conclui o deputado Pedro Neves.

Edit Template
Notícias Recentes
“Cheque-Livro” para jovens em 12 entidades
Lançado Queijo de S. Jorge com 40 meses de cura
Prémio Literário Vitorino Nemésio apresentado hoje no Centro Municipal Natália Correia
“MSC Virtuosa” estreia hoje em P. Delgada e pernoita com mais de 4 mil visitantes
Cesteiros de Água de Pau homenageados em obra de arte pública de Urbano
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores