Apresentado no evento Azores Tourism Summit no começo do mês, o novo Portal do Turismo dos Açores (https://turismo.azores.gov.pt/) procura tornar mais acessível a pesquisa da informação turística na Região e agilizar a experiência do utilizador.
O Portal do Turismo dos Açores surge como uma plataforma inovadora que centraliza, num único ‘site’ oficial, uma vasta gama de serviços e conteúdos relacionados com a atividade turística, que anteriormente estavam dispersos por vários canais, de forma a proporcionar uma experiência mais eficiente e integrada para todos os utilizadores.
Além de concentrar toda a informação institucional relevante, desde a legislação em vigor relativa ao licenciamento de atividades e a incentivos financeiros, aos serviços e recursos turísticos da responsabilidade da Direção Regional do Turismo, tais como as Rotas Açores e os percursos pedestres, o novo site disponibiliza para consulta os instrumentos estratégicos de desenvolvimento do turismo na região, entre eles o PEMTA 2030 – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, a Política de Sustentabilidade dos Açores.
Este novo instrumento comunicacional permite aos empresários e potenciais investidores o acesso centralizado a informações regulamentares e estratégicas destinadas a orientar os promotores no planeamento e no processo de decisão de eventuais investimentos, facultando ferramentas e recursos que possibilitam o desenvolvimento de novos negócios e iniciativas turísticas.
Em breve, serão disponibilizados novos recursos, permitindo que muitos dos processos que corriam via e-mail, passem a ser tratados através da plataforma do turismo, anuncia o governo.
O novo Portal do Turismo dos Açores é mais um resultado do processo de desmaterialização e transição digital do setor, já iniciado nos Postos de Informação Turística, conferindo o acesso digital (com possibilidade de ‘download’) a todos os panfletos e mapas de ilha.
A plataforma inclui, ainda, uma secção focada na oferta turística da Região, com todo o tipo de informação de interesse turístico para cada uma das nove ilhas, desde geografia, história, gastronomia, locais a visitar, atividades a fazer, entre outros, para além da identificação de empresas licenciadas de alojamento, animação turística terrestre e marítima, aluguer de carros, agências de viagens, restauração, transportes públicos e ainda ‘links’ para outras plataformas e materiais informativos em formato digital.
Com esta nova ferramenta digital, a Direção Regional do Turismo garante um canal de comunicação dinâmico e permanente com todos os seus públicos, reforçando o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável do turismo nos Açores, com incentivo à inovação e ao crescimento no setor, conclui nota governamental.