Edit Template

Economia açoriana tem abrandado nos últimos meses

Em setembro de 2024, o Indicador da Actividade Económica dos Açores (IAE), publicado pelo SREA, apresentou um aumento de 1,8% face ao mês homólogo do ano anterior, sendo o mesmo valor ao registado no mês anterior, como é visível no quadro e gráficos a seguir apresentados.
Trata-se de um abrandamento, considerando que desde Abril o IAE apresentava valores mais altos.
Na análise dos resultados dever-se-á ter presente que o IAE não pretende medir a variação infra-anual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia.
Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.
A revisão dos valores dos meses anteriores deve-se à atualização dos valores de algumas das séries de referência e aos ajustamentos decorrentes do tratamento da sazonalidade.
Por sua vez, no mês de setembro de 2024, o Indicador do Consumo Privado para os Açores (ICP-Açores) registou, em termos homólogos, um acréscimo de 3,2%, verificando-se uma diminuição de 0,3 pontos percentuais em relação ao valor revisto do mês anterior, o que representa também um abrandamento comparando com os meses anteriores, desde Junho.
A informação disponível revelou taxas de variação homólogas positivas em grande parte das séries que constituem o ICP-Açores, com maior intensidade nas séries dos Bens Alimentares vendidos no comércio a retalho e Eletricidade consumida pelas famílias.
Ocorreram variações homólogas negativas, com maior significado, nas séries dos Transportes marítimos e Medicamentos vendidos em farmácias sujeitos a receita médica.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores