Edit Template

PS continua disponível para negociar com Governo dos Açores

A líder parlamentar do PS/Açores disse que o partido se mantém disponível para negociar o Orçamento da Região para 2025 com o executivo açoriano e garante que foram apresentadas propostas concretas
“Temos todas as propostas devidamente orçamentadas, vamos apresentar como propostas de alteração ao Plano e Orçamento da Região. O PS é um partido responsável, nunca iria apresentar um conjunto de ideias não fundamentadas”, afirmou a líder da bancada parlamentar do PS na Assembleia Legislativa dos Açores, Andreia Cardoso, em declarações aos jornalistas.
Na sexta-feira, o líder do PSD/Açores e presidente do Governo Regional (PSD/CDS/PPM), José Manuel Bolieiro, reconheceu que o executivo decidiu negociar numa “primeira fase” com o Chega, mas mostrou abertura para dialogar com o PS caso existam “propostas concretas” e não “ideias vagas”.
“O PS apresentou ideias vagas. Não apresentou nenhuma proposta. Negociar o quê? As ideias? Elas constam do programa do governo. São exemplo do negacionismo, porque, afinal, já concordam com tudo o que fizemos em disrupção com a governação socialista anterior. Ainda assim, disponível para o diálogo para saber se há alguma proposta de concreta”, declarou.
“A nossa disponibilidade para o diálogo foi em primeira fase com o partido Chega porque foi o Chega que votou a favor das Orientações de Médio Prazo. O Chega não é poder, é oposição. Não nos revemos em todas as políticas públicas, mas assumiu um compromisso de estabilidade através da negociação orçamental”, acrescentou.
Confrontada com estas declarações, Andreia Cardoso disse que o PS apresentou 11 propostas concretas “de natureza muito simples”.
“Por exemplo, apoiar até 200 euros a renda mensal dos jovens estudantes deslocados da região. É uma proposta muito concreta, não é uma ideia”, exemplificou.
Andreia Cardoso garantiu que o partido se mantém disponível “até ao último momento” para negociar, mas revelou que “até agora o PS não foi chamado para se sentar à mesa com o Governo Regional”.
“A verdade é que as negociações estão a decorrer com outros partidos e o maior partido da oposição, que foi o primeiro a apresentar 11 propostas muito concretas para desafios e problemas muito concretos que a região enfrenta, não foi até agora contactado para negociar estas propostas, mas até ao último dia, até à última hora, cá estaremos, com total disponibilidade e abertura”, sublinhou.
As propostas de Plano e Orçamento dos Açores para 2025 vão ser discutidas a partir de 25 de Novembro.

Edit Template
Notícias Recentes
Azores Airlines acaba com rotas deficitárias e vai concentrar operação no ‘hub’ Açores
Açores registam queda na transacção de imóveis no terceiro trimestre de 2024
Há dezenas de navios com tesouros naufragados no mar dos Açores
Há mais de meia centena de casas de luxo à venda em S. Miguel entre 1 e 3 milhões de euros
Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz celebra 28º aniversário com cantata de Natal
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores