O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu anteontem à inauguração da nova loja Pingo Doce em São Gonçalo, Ponta Delgada, num investimento realizado pelo Grupo Jerónimo Martins em parceria com o Grupo Finançor.
A cerimónia contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro do Nascimento Cabral, do Presidente do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, e do Presidente Executivo do Grupo Finançor, Romão Braz.
O governante destacou o papel estratégico do Grupo Finançor, que celebra 70 anos de existência, na projeção e desenvolvimento económico dos Açores, e aproveitou o momento para sinalizar a relevância de uma cadeia de valor sólida, abrangendo produção, transformação e distribuição, assente na capacidade de investigação e desenvolvimento.
“Este é um investimento que representa uma oportunidade de sucesso, com um enorme potencial para a economia dos Açores”, afirmou.
O líder do Executivo açoriano aproveitou o momento para reforçar a sua visão de uma economia açoriana “pujante e libertada da dependência de subvenções públicas”, tendo recordado que, sob a sua liderança, o Governo dos Açores implementou um diferencial fiscal que reduz em até 30% as taxas de IVA, IRS e IRC em relação ao território nacional, criando condições favoráveis para o crescimento económico e atração de investimento.
“Nos Açores pagam-se menos impostos. Aqui potenciamos a economia e fomentamos o empreendedorismo”, frisou José Manuel Bolieiro.
Ao destacar os indicadores económicos positivos, o Presidente do Governo sublinhou que os Açores registam atualmente mais de 40 meses consecutivos de crescimento da atividade económica e do consumo privado. Além disso, o número de pessoas empregadas ultrapassou pela primeira vez as 120 mil, um recorde histórico para a Região.
“A economia desenvolve-se com trabalho, com população ativa, e é através da dignidade do trabalho que os empreendedores privados são essenciais para garantir a criação de riqueza em toda a cadeia de valor”, referiu o governante.
José Manuel Bolieiro aproveitou ainda para enaltecer os produtos da Marca Açores, destacando a qualidade e autenticidade que simbolizam a identidade da Região. Atualmente existem cerca de 6.300 referências de produtos, serviços e estabelecimentos aderentes com o selo Marca Açores num universo de 297 empresas açorianas.
“O nosso objetivo é conjugar a excelência com a nossa identidade”, concluiu, reforçando que “a confiança, o compromisso e a ousadia são pilares do futuro coletivo da Região”, disse.