Edit Template

Sindicato manifesta “surpresa e estupefação” com privatização de áreas da Lotaçor

O Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens Transitários e Pesca manifestou ontem “surpresa e estupefação” com as declarações do Secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública durante a discussão do Plano e Orçamento para 2025 na ALRAA, sobre a privatização da Lotaçor, SA – Empresa de Lotas dos Açores.
“Na verdade, nem este Sindicato foi em tempo algum informado de tal pretensão, nem o atual Conselho de Administração, CA, nem tão pouco o Secretário Regional do Mar e das Pescas, SRMP, tutela sectorial daquela empresa do setor público empresarial regional, o que constitui um atropelo inqualificável aos mais elementares princípios legais, sindicais e democráticos”, afirma o sindicato em nota enviada ao nosso jornal.
“Não basta repetir que o “grande capital da Lotaçor, SA” se encontra nos seus recursos humanos espalhados pelas nove ilhas e, esses sim, o rosto das pescas e à revelia de tudo e todos, de forma descontextualizada e sues, lançar um clima de incerteza e de confusão nos Trabalhadores”, acrescenta.
O sindicato diz que o Governo dos Açores “deveria empenhar-se em concretizar e aprofundar o negociado no acordo salarial histórico celebrado, em novembro de 2022, com este Sindicato, que acautelou a paz social à Empresa, agora comprometida atentas às declarações supra descritas”.
O SIMAMEVIP diz que “estará, incondicionalmente, na luta que os trabalhadores decidirem desenvolver para a defesa dos seus legítimos direitos”.
E acrescenta: “Condenamos a política de fato consumado numa privatização anunciada atabalhoadamente e desenhada pela tutela financeira da Lotaçor SA, nas costas do CA e do SRMP, bem como deste Sindicato e dos Trabalhadores”.
“A unidade dos Trabalhadores tem sido, tanto no passado como no presente, a única forma de garantir a conquista de direitos, aumentos de salários, a resolução de problemas laborais e a dignificação do Trabalho e dos Trabalhadores. Por isso, apelamos a Todos os Trabalhadores que se mobilizem em torno do seu Sindicato pois são eles elemento central para Defesa do Serviço Público prestado pela Lotaçor, SA – Empresa de Lotas dos Açores”, conclui o sindicato.

Edit Template
Notícias Recentes
Marca Açores participa na edição deste ano da feira SAGAL, em Lisboa
Município de Vila do Porto avança com campanha de combate às térmitas
Movimento Ponta Delgada Para Todos opõe-seao protocolo de cedência do Complexo Desportivo do Lajedo a uma entidade privada
PS/Açores denuncia atrasos nos apoios à habitação e defende soluções urgentes para as famílias
Paulo Moniz realça “urgência” na revisão da Lei das Finanças Regionais
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores