A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores assinou, Terça-feira, o contrato de empreitada de “Reparação das palas na zona de partidas da cobertura do terminal de passageiros da Aerogare Civil das Lajes”, com a empresa Estraga Ferro – Serralharia Unipessoal, Lda., pelo preço contratual de 149.620,00 €, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor e com prazo de execução de sete meses.
O Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, entende que “esta obra se reveste de especial importância, uma vez que é fundamental requalificar e dignificar o Aeroporto das Lajes, que é a infraestrutura que mais impacto tem na mobilidade dos terceirenses e daqueles que visitam” a ilha.
A obra marca o início da primeira fase de uma série de intervenções previstas que irão permitir requalificar o terminal de passageiros daquela infraestrutura aeroportuária.
A intervenção surge numa altura em que o Aeroporto das Lajes tem vindo a registar um aumento no número de passageiros desembarcados. Em 2023 perto de um milhão de passageiros desembarcaram na ilha Terceira, sendo que no presente ano se tem registado um crescimento gradual, verificando-se ainda no passado mês de novembro um crescimento de 17,8%.Também em outubro passado foi concluída a aquisição de uma Estação Meteorológica Automática, pelo valor contratual de 850 mil euros, estando em fase de testes e que colocará o Aeroporto das Lajes ao nível dos principais aeroportos internacionais no que toca ao uso deste tipo de tecnologia.