O Município de Vila do Porto atribuiu 37 bolsas de estudo a estudantes de cursos profissionais e de ensino superior para o ano lectivo 2024/2025, num valor de investimento superior a 50 mil euros.
De referir que no início do mandato do actual Executivo Municipal, foram entregues 25 bolsas, no ano lectivo 2021/2022, representando um aumento de mais 12 bolsas de estudo no presente ano lectivo, o que comprova a aposta da autarquia em apoiar os jovens do concelho.
A entrega das bolsas de estudo decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal com a presença dos estudantes.
A Presidente da Câmara felicitou os estudantes, frisando que esta medida simboliza o reconhecimento da autarquia pelo esforço de cada estudante, mas também o investimento no potencial das pessoas de Santa Maria. Bárbara Chaves reforçou que este é um compromisso da Câmara Municipal em prol da educação e do futuro da nossa comunidade.
“Este apoio financeiro, atribuído com base em critérios de mérito e de âmbito social, reflecte a nossa determinação em reduzir barreiras ao acesso à formação superior, promovendo igualdade de oportunidades e incentivando os jovens marienses a alcançar os seus objectivos académicos e profissionais”, salientou.
Enquadrada no Regulamento Municipal de Apoio à Formação de Jovens, esta é uma medida que se destina aos jovens com idade igual ou inferior a 30 anos e representa um apoio de 1500€ para licenciaturas, licenciaturas com mestrados integrados e mestrados, e um apoio de 750€ para cursos profissionais de nível III ou superior e cursos técnicos superiores profissionais.
Recorde-se que, o actual Executivo promoveu alterações no referido regulamento que, para além dos cursos de licenciatura e/ou cursos de licenciatura com mestrado integrado, passaram a ser incluídas candidaturas a cursos profissionais de nível III ou Superior, Cursos Técnicos Superiores Profissionais e Mestrado Isolado.
Acresce ainda que, no âmbito de um protocolo entre o Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria, também foram incluídas e entregues três bolsas de estudo.
Na ocasião, a par das 37 bolsas entregues pela autarquia, a AMASM – Associação de Marienses e Amigos de Santa Maria também entregou três bolsas de estudo, seguindo os critérios do Regulamento Municipal par ao efeito.