O primeiro mês de 2025 traz de volta ao Museu de Angra do Heroísmo (MAH) a Minimaratona de Leitura de Moby Dick, de Herman Melville, em simultâneo com o New Bedford Whaling Museum, o Observatório do Mar dos Açores, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Biblioteca Nacional de Cabo Verde, o Museu da Baleia da Madeira e, pela primeira vez, com o Museu Marítimo de Sesimbra.
Trata-se da 29.ª maratona a ter lugar no New Bedford Whaling Museum e a 7.ª edição em que a leitura é realizada no Museu de Angra do Heroísmo (MAH), numa versão adaptada para Língua Portuguesa por Tiago Patrício em colaboração com Pedro Alves.
A leitura, que terá o seu início às 18h00 de hoje, dia 4 de Janeiro, será antecedida, a partir das 17h00, da abertura de uma mostra composta por trabalhos em osso de baleia, da autoria de Duarte Nuno Rodrigues, e pela apresentação do projecto Baleeiros em Terra, de Sidónio Bettencourt, seguida da performance musical de João da Ilha, Baleeiro.
No mesmo dia, o MAH, através do seu Serviço Educativo, propõe várias actividades direccionadas para o público infanto-juvenil, a partir das 18h00 e no âmbito da Minimaratona de Leitura da Moby Dick. As mesmas decorrerão em paralelo à leitura, no coro alto, tendo sempre como tema de fundo o universo da obra literária de Herman Melville.
Desta forma, a primeira actividade consistirá na leitura de obras infantis que nos remetem para o contexto marítimo, por Cosima van Manen, seguida de uma oficina dedicada ao desenho, também orientada pela artista. Ainda durante o decorrer da minimaratona, a equipa do Serviço Educativo dispõe de uma actividade prática de construção de um origami e marcador de livro sob o signo da baleia.