Edit Template

PS preocupado com futuro da agricultura açoriana

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista reiterou, em Ponta Delgada, a sua preocupação com o futuro da agricultura açoriana, alertando para a necessidade urgente de atrair e fixar jovens agricultores no setor, sob pena de comprometer a sustentabilidade e o progresso agrícola na Região.
À margem de uma reunião com a Associação de Jovens Agricultores Micaelenses, a deputada Patrícia Miranda destacou que o envelhecimento da população ativa e a ausência de medidas eficazes para o rejuvenescimento do setor representam um risco crescente para a competitividade agrícola nos Açores.
“Apesar de o GPPS ter apresentado um plano abrangente para 2025, focado na instalação de jovens agricultores, modernização das explorações e promoção de práticas agrícolas sustentáveis, a proposta foi rejeitada pela maioria de direita, comprometendo a capacidade do setor de se preparar para os desafios futuros”, frisou a socialista.
“Esse plano, que previa incentivos financeiros, apoio técnico e melhorias infraestruturais, refletia o compromisso do PS em criar condições que tornassem a agricultura mais atrativa para as novas gerações. No entanto, o chumbo desta proposta representa uma oportunidade perdida para modernizar o setor, aumentar a sua resiliência e garantir rendimentos mais dignos para os produtores”, acrescentou.
A deputada Patrícia Miranda sublinhou que o PS/Açores vai continuar a lutar por políticas públicas que promovam a formação, a inovação e a sustentabilidade agrícola, defendendo a criação de linhas de crédito com condições favoráveis, parcerias com instituições de ensino e a implementação de estratégias agrícolas adaptadas às alterações climáticas.
“A falta de previsibilidade e a morosidade no acesso aos apoios comunitários são fatores que desmotivam os jovens empresários a investir na agricultura”, disse ainda a deputada, acrescentando que “para o PS, é inaceitável que, numa Região tão dependente do setor agrícola, haja atrasos significativos nas respostas às candidaturas de modernização das explorações”.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo aprova plano regional para gerir secas e escassez de água nos Açores e cria comissão de resposta rápida
Governo terá de investir 1 779 M€ entre 2025 e 2050 para atinguir a neutralidade carbónica nos Açores
Federação de Bombeiros dos Açores receosa com eventuais limitações orçamentais para 2026
José Manuel Bolieiro sublinha importância do “diálogo” e defende “estabilidade” para viabilização do Orçamento de 2026
Abertas candidaturas para empresas açorianas integrarem a Web Summit 2025
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores