O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, felicitou, a Universidade dos Açores pelo seu 49.º aniversário, destacando as medidas tomadas pela autarquia para reforçar a capacidade de alojamento para estudantes deslocados, designadamente através do apoio de um milhão de euros à construção de uma nova residência universitária no concelho e do recém-criado programa “Unir.Gerações”.
“Nesta data de aniversário, a Câmara Municipal de Ponta Delgada reitera e renova o seu compromisso de estar ao lado da nossa academia, como tem sido a vontade que, continuamente, manifestamos. Como afirmei e defendi desde o primeiro dia, a autarquia e a Universidade dos Açores têm de ser parceiros activos no desenvolvimento da nossa cidade e concelho”, vincou o autarca.
Pedro Nascimento Cabral falava na sessão comemorativa do 49.º aniversário da Universidade dos Açores que decorreu no edifício da Aula Magna, no campus universitário de Ponta Delgada, tendo manifestado a sua satisfação pelo facto de a obra da residência universitária já ter sido adjudicada.
“Decidimos, sem qualquer hesitação, colaborar na construção de uma nova infra-estrutura de acolhimento para os nossos jovens estudantes, e estamos a cumprir. Para o efeito, celebrarmos um protocolo de cooperação financeira com a Universidade dos Açores para atribuir um milhão de euros para o surgimento dessa importante residência universitária, que terá a capacidade para acolher 120 alunos”, indicou.
Mas também “para abrir maiores perspectivas de acolhimento aos alunos universitários”, o autarca realçou que, no final do ano passado, a Câmara Municipal lançou o projecto PDL Voluntariado, do qual faz parte o subprograma “Unir.Gerações”, que visa justamente garantir o bem-estar dos seniores e respectivas famílias, “incentivando à convivência inter-geracional, através do alojamento de jovens universitários nas suas residências”.
Aproveitando a presença de vários alunos na cerimónia, Pedro Nascimento Cabral quis ainda dar nota de que a autarquia alargou os critérios do Programa de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior para abranger jovens de famílias carenciadas e também de classe média.
“Relativamente ao ano lectivo 2022/23 foram recebidas 147 novas candidaturas a Bolsa de estudo. Mais do que duplicamos este apoio, no ano lectivo passado, para 366 alunos, em cerca de 452 mil euros. Para o ano lectivo 2024/2025, até 31 de Dezembro, tínhamos apoiado mais de 230 alunos, em mais de 300 mil euros. Temos, ainda, 202 candidaturas em análise, que aguardam pelo final do prazo de entregas, que se verificará a 31 de Janeiro deste novo ano”, sinalizou.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada relevou também que foi reforçado o protocolo de cooperação com a Fundação Gaspar Frutuoso para a atribuição de um prémio de mérito de ingresso ao ensino superior, na Universidade dos Açores.
“Ponta Delgada afirma-se por contribuir com melhores condições para quem frequenta a Universidade dos Açores; Ponta Delgada afirma-se, para que a nossa Universidade continue a ser uma referência no Atlântico Norte, para nós e para os que chegam de fora para aqui estudar. Ponta Delgada afirma-se como verdadeira cidade universitária ao seu serviço na Universidade e dos seus estudantes”, enfatizou.